23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Vila Velha vai receber mais de 100 mil metros de salas comerciais

Vila Velha vai receber mais de 100 mil metros de salas comerciaisDepois do “boom” de imóveis residenciais, Vila Velha caminha para entrar no circuito dos grandes investimentos comerciais, deixando para trás o estereótipo de cidade dormitório e se preparando para ser o mais novo pólo de desenvolvimento, com a geração de mais 11 mil postos de trabalho durante a fase de obras. Com o objetivo de analisar esse avanço, o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Henrique Casamata, irão se reunir nesta quinta-feira, 9, com empresários e representantes do setor de construção civil, às 19 horas.

Cerca de 140 mil metros quadrados de salas comerciais e outros 60 mil estão em fase de análise para aprovação. Os futuros empreendimentos serão instalados nos bairros Divino Espírito Santo, Praia da Costa, Itaparica e Centro. Uma característica destas novas construções é possuir andares corporativos, com salas comerciais de até 150 metros quadrados. Este número contrasta com os 25 mil metros de salas que existem hoje na cidade.

- Continua após a publicidade -

Na ocasião, será feita uma apresentação dos futuros empreendimentos, além do novo cenário econômico e as diversas mudanças que acontecerão no município. É importante entender que os efeitos desse arranjo produtivo não se limitam às edificações dos prédios. Eles causam reflexos também no aumento de arrecadação de tributos, taxas, licenças e alvarás, entre outros benefícios para o município.

Uma das iniciativas adotadas pela Prefeitura para atrair os investimentos comerciais foi a adequação do Plano Diretor Municipal, PDM, que, até então, não favorecia a entrada das empresas, como explica Casamata. “A partir do diagnóstico apresentado no Planejamento de Desenvolvimento Sustentável acerca da necessidade de salas comerciais, ficou constatado que Vila Velha possuía cerca de 25 mil metros quadrados, enquanto Vitória dispunha de cerca de 280 mil metros. Daí vimos a necessidade da adequação da lei”, analisou.

Casamata destacou, ainda, que essa nova realidade irá possibilitar a instalação de grandes empresas no município e ampliar o volume de profissionais liberais atuando em Vila Velha. “Isso vai permitir que empresas e profissionais liberais que residem no município exerçam suas atividades na cidade, sem a necessidade de se deslocarem para outros locais como acontece atualmente”, concluiu.

De acordo com o prefeito, com este novo cenário Vila Velha estará pronta para receber as sedes fiscais de grandes operadoras portuárias de segmentos logísticos, além de escritórios e consultórios de profissionais liberais. Com isso, haverá aumento na oferta de empregos, melhoria da renda e, consequentemente, aumento do consumo e dos investimentos na cidade.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA