Vila Velha: Assembleia popular discute sobre recursos para Educação

O andamento das obra da Unidade de Ensino Fundamental em Barramares foi apresentado na assembleia (Fotografia - Felix Falcão)

O movimento de conscientização no trânsito, o Maio Amarelo, também foi outro assunto abordado durante a reunião

A liberação de recursos federais de aproximadamente R$ 12 milhões para a construção de unidades de Educação Infantil foi um dos temas de destaque da Assembleia Popular realizada pela Prefeitura de Vila Velha na noite desta segunda-feira (6).

O prefeito Max Filho anunciou a sua agenda nesta terça (7) e quarta-feira (8), em Brasília, para assegurar o repasse de recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de creches no município.

“Nós vamos à Brasília para salvar os recursos destinados aos convênios para investimentos em escolas de ensino infantil”, disse Max Filho, ao lado do vice-prefeito Jorge Carreta. E continuou: “Já iniciamos o processo licitatório das unidades de Gaivotas e de São Torquato”, informou.

Segundo o gestor, há ainda outras escolas a serem construídas no município. A Prefeitura de Vila Velha arcará com 60% do valor da obra, enquanto que o governo federal entrará com uma contrapartida dos 40% restantes. As obras das cinco escolas estão estimadas em R$ 30 milhões e serão executadas em Ulisses Guimarães, São Conrado, Santa Paula, Jabaeté e Vale Encantado.

O Ensino Fundamental também tem sido contemplado com investimentos, pela atual administração. Está em andamento a construção da nova escola de Barramares (na foto principal, acima do texto), que deve ser entregue à população no início do segundo semestre, apenas quatro meses após o início das obras. As intervenções são realizadas com concreto de PVC. Em fevereiro, a Prefeitura de Vila Velha inaugurou a Unidade Municipal de Ensino Fundamental Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva, no Ibes.

O movimento de conscientização no trânsito, o Maio Amarelo, também foi outro assunto abordado durante a reunião. “Nós vamos intensificar as ações de prevenção de acidentes de trânsito”, destacou o secretário de Defesa Social e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Júnior. Ao final da exposição, Emmerich convidou a todos a participarem do passeio ciclístico no dia 19 e também de todas as atividades que acontecem até o final do mês.

Próximas assembleias

A partir do próximo dia 20, a Assembleia Popular será realizada para debater os eixos temáticos do Orçamento Participativo, como infraestrutura, saúde, esportes e educação. A informação partiu do próprio prefeito Max Filho que coordenou a Assembleia Popular. Ele ainda falou sobre a votação, na próxima segunda-feira (13), na Câmara de Vila Velha, do projeto que institui o Bolsa Atleta. A notícia foi anunciada pelo vereador Oswaldo Maturano, presente na reunião.


LEIA MAIS
Conteúdo Publicitário