Vila Cidadã chega a Vila Batista neste sábado, 18

O Movimento Vila Cidadã, da prefeitura de Vila Velha, já já realizou mais de 40 mil atendimentos em três edições. E, neste sábado (18), será a vez de Vila Batista receber esses serviços. O evento será realizado das 8 às 16 horas, em frente a Umef Saturnino Rangel Mauro, que fica na Rua Leonardo Garrido. Moradores de Araçás, Barramares e Dom João Batista tiveram à disposição informações sobre projetos e programas municipais, atendimento à mulher, medição de glicose e emissão de documentos.

O Movimento Vila Cidadã é realizado uma vez por mês, em uma determinada região da cidade. Todas as secretarias municipais participam do evento, algumas na semana que antecedem a ação, e outras no dia, como as secretarias de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Urbano, Finanças, Defesa Social, Transporte e Trânsito, Planejamento, Governo e Ação Social, além da Ouvidoria.

O objeto da ação é reduzir os índices de vulnerabilidade social nos bairros; promover a crescente mobilização e o engajamento da população nas atividades de prevenção primária à violência; fortalecer a presença do poder público em áreas de vulnerabilidade social; e atender a população com serviços básicos que promovam a sua cidadania.

Ações

Na ocasião, 60 jovens farão Juramento a Bandeira, com a coordenação da Junta de Serviço Militar de Vila Velha. Os pais que comparecerem com os filhos menores de cinco anos poderão vaciná-los contra a poliomielite. A vacina é segura e não tem contraindicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde.

Estarão disponíveis também serviços das instituições parceiras, como o Exército do Brasil, Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo, Secretaria de Estado da Segurança (Sesp), Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Ministério Público e Senac.

Confira os serviços:

• Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Atendimento microcrédito, empreendedor individual, centro empreendedor e economia solidária.
• Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Informações sobre o Programa de Regularização de Edificações (PRE), construção e reforma e sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida.
• Secretaria de Defesa Social – Demonstrações (simulação) do serviço de videomonitoramento e esclarecimentos da Defesa Civil sobre desastres.
• Secretaria de Esporte e Lazer – Recreação
• Secretaria de Cultura e Turismo – Apresentações culturais.
• Secretaria de Ação Social – Pré-cadastro, orientação e informação sobre o Bolsa Família, informações sobre o projeto de apoio ao adolescente aprendiz, informações sobre o ProJovem Adolescente, informações sobre os serviços prestados nos CRAS, Projeto Aprender, Fazer e Vender, informações sobre atividades realizadas com idosos, massoterapia, fonoaudiologia e cadastramento dos portadores de necessidades especiais para vagas de emprego.
• Secretaria de Governo – Atendimento do Procon com consultas dos consumidores sobre seus direitos e abertura de processo sobre relação de consumo, orientação para alistamento militar, juramento a bandeira (Junta de Serviço Militar) e entrega de certificado de dispensa de incorporação.
• Secretaria de Educação – Recreação com pinturas, biblioteca e artes.
• Secretaria de Saúde – Verificação de pressão arterial; orientações sobre pacientes hipertensos e diabéticos; orientações sobre DST/AIDS; medição de glicose sanguínea; coleta de exame de sangue para testagem de HIV, hepatite, Anti HCV, VDRL e PSA; orientação e coleta de exame preventivo ao câncer de colo uterino e exame clínico das mamas nas unidades de saúde e várias ações educativas.
• Secretaria de Finanças – Parcelamentos de dívidas e requerimento de isenção. Emissão de certidão negativa de débito e emissão de 2ª via de documentos para arrecadação municipal (IPTU, ITBI e taxas).
• Secretaria de Transporte e Trânsito – Cadastro para credencial de estacionamento para idosos e deficientes, atividades lúdicas como jogos infantis com o tema trânsito.
• Ouvidoria – Registro de solicitações, reclamações e denúncias referentes à administração.
* Secretaria de Meio Ambiente – Oficina de pintura de desenhos de educação ambiental.
* Secretaria de Administração – Apoio Logístico
*Secretaria de Comunicação – Fornecimento de foto 3×4 para documentação.

Confira os serviços oferecidos pelas instituições parceiras:

Exército do Brasil – Clínica Médica e Odontológica e apresentação da Banda de Música.
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Testemunha virtual e dicas de segurança.
Corpo de Bombeiros Militar – Demonstração de prevenção a acidentes domésticos.
Polícia Militar – Polícia Montada; Polícia Ambiental; Apresentação da Banda Junior; Apresentação Canil/BME; Orientações sobre o Proerd e Apoio na segurança do evento.
Polícia Civil – Emissão de Carteira de identidade (1ª via).
Ministério Público – 2ª via Certidão de nascimento e casamento; Reconhecimento de paternidade voluntária; Orientação de paternidade voluntária (DNA).
Senac – Cortes de cabelo feminino e masculino.
Escola de Aprendizes – Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) – Apoio no evento.