27.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Videochamadas para promover inclusão por meio da arte e da cultura

Em tempos de pandemia, educadores do projeto “Abram As Cortinas”, realizado na Apae Serra, apostam em encontros virtuais para prosseguir com as atividades

Com as atividades presenciais suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, os educadores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Serra (Apae Serra), localizada em Laranjeiras, encontraram nas videochamadas uma saída para continuar com os trabalhos do projeto “Abram as Cortinas”, que visa a promover a inclusão por meio da arte e da cultura a usuários portadores de necessidades especiais e múltiplas, como autismo e síndrome de Down, com idades entre 18 e 40 anos.

Liderado pela dupla Pés Na Lua, formada pelo arte-educador Igor Guimarães e pela pedagoga e atriz Joelma Neves, o trabalho ganhou formato on-line como forma de manter os bons resultados de evolução obtidos pelos usuários e também o vínculo entre os profissionais e as pessoas atendidas pela instituição. Igor explica que é uma maneira dos dois não perderem o contato afetivo com seus artistas extraordinários.

- Continua após a publicidade -

“Hoje não podemos estar pertinho um do outro, como amamos fazer, mas não vamos deixar de estar juntos e preservar os laços de afetividade já construídos. É um novo desafio, que estamos enfrentando juntos, com respeito, carinho e comprometimento, afinal o nosso lema é ‘família e Apae, juntos escrevemos um futuro melhor”, completa Joelma Neves.

As videochamadas são efetuadas individualmente para os participantes das oficinas de jogos teatrais e musicalização todas as quartas-feiras, das 13h às 16h. Durante as ligações os usuários conversam sobre temas diversos com os educadores e compartilham os resultados das diversas atividades que foram propostas no decorrer da semana para serem realizadas por eles com o auxílio dos familiares. São desafios, contação de histórias e musicalização. “Para manter o laço de afetividade já construído, optamos por fazer um trabalho mais individualizado. Preparamos tudo com muito amor, na esperança de que todo o carinho que estamos levando para dentro da casa de cada família seja acima de tudo significativo”, afirma Igor.

Os encontros virtuais são aguardados com muita expectativa pelos usuários, que demonstram o tempo todo o carinho que sentem pelos educadores. “Uns se alegram mais e outros até choram de emoção e saudade”, salienta Joelma.

A iniciativa tem sido aprovada pelos familiares dos frequentadores da associação. “Acho muito positivo esse encontro com os professores porque meu filho sente muita falta de ir para a Apae, das atividades e de estar com os coleguinhas. Com a videochamada ameniza um pouco essa saudade. Na hora que eu falo que os educadores vão ligar, ele fica perto de mim, na expectativa”, conta Claudia Vieira Costa Reis, mãe de um dos usuários.

Lucia Mara é mãe do Bruno, de 27 anos. Ela ressalta que o filho, que é autista, interage mais nos dias que acontecem as videochamadas. “Esse contato faz total diferença na vida

de nossos filhos com deficiência, que estão esquecidos e invisíveis do debate sobre as condições deles nestes tempos de pandemia”, declara. Ela elogia a iniciativa da equipe da Apae Serra por proporcionar estes momentos de troca com os usuários. “Meu filho está amando saber que a equipe, mesmo estando do lado de fora do contexto familiar, está preocupada com a vida dele”, finaliza.

Sobre o projeto Abram as Cortinas

O projeto Abram as Cortinas foi criado com o intuito de promover a inclusão dos usuários da Apae Serra através da arte e da cultura, respeitando as peculiaridades de cada aluno. A iniciativa trabalha atividades interpretativas, dinâmicas, jogos teatrais, música e exercícios de improvisação. De acordo com relato de alguns pais, os alunos melhoraram a autoestima, alguns, inclusive, começaram a se olhar mais no espelho. Alguns se envolveram tanto com as aulas de teatro que ensaiam em casa e até ajudam outros colegas.

A partir do projeto os usuários tiveram a oportunidade de apresentar peças de teatro em um shopping Center da Serra e em outros lugares públicos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -