27.2 C
Vitória
terça-feira, 25 janeiro, 2022

Viana entra em programa de combate à corrupção

Conhecido como “Time Brasil”, além de fortalecer o combate à corrupção, a iniciativa também visa o aprimoramento da gestão pública

Por Josué de Oliveira

A prefeitura de Viana aderiu ao programa de Transparência e Integridade em Municípios e Estados, criado em 2019 pela Controladoria-Geral da União (CGU). Com isso, o município reforça o compromisso de combate à corrupção.

Conhecido como “Time Brasil”, além de fortalecer o combate à corrupção, a iniciativa também visa o aprimoramento da gestão pública.

A adesão do município ao programa deve corresponder aos critérios estabelecidos pela CGU, que solicitará um Plano de Ação municipal que atenda aos objetivos do projeto. O prazo para realização do projeto pode ser em até 24 meses.

Segundo o secretário de Controle e Transparência do município, Érico Lopes, um dos eixos a serem desenvolvidos e executados pelo município é o de prevenção à corrupção e ao suborno.

“Nosso objetivo é propor uma autorreflexão e uma educação voltada para a ética. Com a implantação do programa Time Brasil, traremos a sociedade civil para perto do Controle Interno e buscaremos ajudar na construção de um governo ético e transparente, além de termos mais ferramentas de controle social e de prevenção à corrupção”, disse o

Além disso, o secretário acrescentou que as ações do município também devem estar focadas no desenvolvimento de instituições eficazes que atuem de maneira transparente.

“Os servidores passarão por treinamentos, seminários, cursos, entre outras atividades, que devem prepará-los para que contribuam com o trabalho da prefeitura em estarmos presentes no ranking de transparência”, explicou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade