25.8 C
Vitória
terça-feira, 31 março, 2020

Verão sem Dengue: campanha vai até o mês de março

Leia Também

Governo encaminha PL que cria fundo de aval para empresas

Outros quatro projetos foram encaminhados para a Assembleia Legislativa e devem ser apreciados pelos parlamentares ainda nesta semana.

País tem 201 óbitos por covid-19 e 5.717 casos confirmados

O resultado de novos 1.138 infectados em um dia foi mais que o dobro do maior registrado até agora. Número de mortos aumentou 26% em relação a ontem.

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Até o início de fevereiro, mais de 27 mil imóveis foram visitados em 96 bairros, em Vila Velha

A campanha Verão sem Dengue será estendida até o próximo mês de março. O objetivo é continuar conscientizando a população, através de mutirões de limpeza para eliminação de criadouros nos bairros, panfletagem, teatro com fantoches, dentre outras ações, sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e prevenção de dengue, chikungunya e zika vírus.

Com mais de 27 mil imóveis visitados em 96 bairros e cerca de oito mil depósitos eliminados — mais de 600 com focos de mosquitos — a campanha Verão Sem Dengue, que vem sendo executada desde janeiro pela Prefeitura de Vila Velha, apresenta resultados satisfatórios no controle da proliferação do Aedes aegytpi, principal transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Com base numa comparação entre janeiro 2020 e o mesmo período de 2019, registra-se uma queda do número de notificações para dengue e zika. No Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Vila Velha pontua na classificação de baixo risco.

O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

Bota Fora em Barramares

Dando prosseguimento à campanha, no último sábado, aconteceu o Projeto Bota Fora, em Barramares, onde foram recolhidas, por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSU), 60 toneladas de materiais inservíveis das residências e de entulhos que serviam de criadouros para o mosquito, principal transmissor de arboviroses.

vigilância
Ação de conscientização da campanha Verão Sem Dengue. – Foto: Divulgação PMVV

Controle

“Um dos motivos para isso seria o bom resultado das ações que estão sendo realizadas pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ao combate ao mosquito Aedes, as quais têm contado com efetiva parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), especialmente na execução do projeto Bota Fora de recolhimento sistematizado de entulhos nos bairros”, atesta a subsecretária de Atenção Primária, médica Irisangela Teixeira.

Para promover o controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a PMVV contratou 60 novos agentes de endemias elevando o quadro para 176 servidores, além de contar com 21 guardas de endemias do Ministério da Saúde.

Desde 2017, a Semsa instalou e monitorou mais de 750 armadilhas em todas as regiões administrativas e realiza constantemente mutirões de limpeza (Bota Fora) nos bairros, promovendo a integração com outras secretarias, associações comunitárias e população como corresponsáveis no enfrentamento ao controle da população do Aedes e diminuindo a força de transmissão de doenças.

A campanha Verão Sem Dengue tem previsão de término até o fim deste mês, mas a Subsecretaria de Atenção Primária já está avaliando a possibilidade de prorrogá-la durante o mês de março, fortalecendo ainda mais o combate ao mosquito Aedes.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Indústria têxtil e de confecção já sofrem os impactos da pandemia

No Espírito Santo, a situação já é considerada crítica, de acordo com o presidente da Câmara da Indústria de Vestuário, José Carlos Bergamin.

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Vida Capixaba

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho

Desafios da carreira artística serão debatidos na internet

O ator e diretor Abel Santana vai realizar no decorrer desta semana  uma série de lives (ao vivo) nas mídias sociais, com diversos convidados de renome.

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.
Continua após publicidade