Vendas em shoppings centers crescem 6,5% em 2018

A tendência é a criação de novos shopping centers, agora nas cidades de médio porte e no interior (Fotografia - Agência Brasil)

Após superar expectativa, a entidade de classe prevê uma alta ainda maior para 2019

Mais um indicador comprova fôlego que a economia brasileira tomou em 2018. O setor de shopping centers fechou o ano com alta de 6,5% nas vendas. O dado foi divulgado nesta terça-feira (29) pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A expectativa também é boa: de quem, em 2019, o crescimento atinja 7%.

“O ano de 2018 foi de otimismo e definitivamente marcou a retomada do varejo. O setor faturou R$ 178,7 bilhões e inaugurou 14 empreendimentos em todo o Brasil, o que demonstra o crescimento constante e significativo do setor. Para 2019 acreditamos em manter o ritmo de crescimento do setor”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Ainda segundo Humai, a gradual recuperação econômica, a expansão dos shoppings e a retomada de confiança dos consumidores foram essenciais para essa crescente que consequentemente impulsionou o índice de geração de empregos nos shopping centers que fechou com alta significava de 5,4%, em relação ao último ano, sendo 1.085.040 de empregos gerados pelo setor.

O presidente explica que o setor evoluiu e, acompanhando as novas tendências e hábitos do consumidor, passou a ofertar um mix que equilibra consumo, lazer, entretenimento e serviços. “Os empreendimentos brasileiros vão além de centro de compras. São também centros de convivência e conveniência”, complementa Glauco. Pelo novo modelo de negócio dos shoppings estar alinhado à necessidade do consumidor, o fluxo mensal de visitantes cresceu 5,8%, comparado ao ano anterior, saltando para 490 milhões de visitantes por mês.

O histórico do setor acompanha uma tendência de crescimento dos empreendimentos em cidades do interior, que já contam com 55% dos shoppings. A interiorização apresenta crescimento de um ponto percentual em relação à 2017, o que sinaliza o crescente interesse pela exploração de cidades médias como mercados de maior potencial.

No Brasil, são 222 cidades que possuem shopping centers em suas dependências com média de 2,7 de shoppings por cidade e para 2019, já foram anunciados 15 novos empreendimentos em todo país, sendo 6 no sudeste, 4 no nordeste, 3 no sul, 1 no norte, e 1 no centro-oeste.

Conteúdo Publicitário