A vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19 no estado começa pelas crianças indígenas e crianças com deficiências ou comorbidades
Por Wesley Ribeiro
A vacinação de crianças no Espírito Santo está acontecendo deste o último sábado, 15 de janeiro, e a prioridade são as crianças indígenas e as crianças com deficiência ou comorbidades. Para a vacinação desse público, chegaram ao estado na última sexta-feira, 14 de janeiro, um total de 24,1 mil doses pediátricas da vacina.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-ES), o imunizante foi distribuído às regionais de saúde e aos municípios da Região Metropolitana no mesmo dia, sendo realizada a divisão das doses de acordo com a estimativa populacional (público-alvo no local), bem como o quantitativo de doses enviado pelo Ministério da Saúde (MS). A Sesa-ES aguarda o posicionamento do órgão quanto ao envio de novas remessas para ampliar os públicos-alvo.
- Descongelamento de IFA para vacina 100% nacional começa nesta sexta
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Na manhã do último sábado, 15 de janeiro, em um ato simbólico realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, o Governo do Estado deu início à vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade contra o novo Coronavírus. A imunização desse público é um processo fundamental para o controle da pandemia e segurança de toda população.
A ação teve a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Com autorização e acompanhadas dos seus responsáveis legais, as crianças receberam a primeira dose da Pfizer/BioNTech.
“Nós estamos iniciando a vacinação das crianças pelo Plano Nacional de Imunização, iniciando pelas crianças indígenas, aquelas com deficiência ou comorbidades. Esse é o público dessa primeira fase. Temos um grande número de pessoas com mais de 12 anos que ainda não receberam a vacina. Nosso esforço é para que as pessoas façam o teste. São mais de 480 locais de livre testagem no Espírito Santo. Para assim identificar o contágio e romper a cadeia de transmissão”, afirmou o governador Casagrande.
“A vacinação das crianças deve seguir até o mês de junho para aplicação das duas doses. Queremos vacinar rapidamente todas as crianças para protegê-las o mais rápido possível desse vírus. A vacina traz proteção para as crianças e é um ato de responsabilidade dos pais para com seus filhos”, comentou o secretário da Saúde, Nésio Fernandes.
Depoimentos
Josias Carvalho Marinho, indígena da aldeia Nova Esperança, em Aracruz, trouxe o filho Arthur, 6 anos, e a sobrinha Lucimar, 9 anos, para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Hoje é um dia importante para todas as crianças indígenas. Estamos muito felizes por saber que a vacina chegou também para elas”, declarou.
Vacinação das crianças no Estado
Atualmente, o Espírito Santo tem 393.089 pessoas entre 05 e 11 anos aptas para receber a vacinação contra Covid-19, segundo a Sesa-ES. Devido ao número de doses disponibilizadas nesse primeiro momento, o Governo do Estado informa que organizou a imunização por meio de alguns grupos prioritários.
Inicialmente, serão vacinadas as crianças indígenas (que representam 397 pessoas); quilombolas; pessoas com deficiência permanente; comorbidades; e 11 anos de idade (com público de 54.685 cidadãos). Não há uma estimativa de quantas crianças quilombolas, com deficiência permanente ou com algum tipo de comorbidade habitam o Estado.
Caso o público tenha tomado alguma vacina do Calendário Nacional de Imunização, é necessário aguardar 15 dias para receber a dose da Pfizer contra Covid-19. A segunda dose será aplicada com o intervalo de oito semanas (56 dias). Além disso, as crianças que completam 12 anos de idade entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com o esquema de vacinação com a dose pediátrica.
Prescrição médica
Não será exigida a prescrição médica para imunização desse público no Espírito Santo, porém, os indivíduos que se enquadram no grupo de comorbidade deverão apresentar laudo que comprove a sua situação específica no ato da imunização.
De acordo com a Sesa-ES, a vacinação das crianças em diversos municípios capixabas já teve início no último sábado, 15 de janeiro, sendo que a implementação é realizada por cada região, assim como ocorre com os demais grupos da Campanha de Imunização. A imunização das crianças deve ser realizada em ambiente específico e separado da imunização dos adultos, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Clique aqui e confira a íntegra da Resolução CIB N° 010/2022, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo, nesta sexta-feira (14). No texto, é possível conferir os tipos de comorbidades.