27.1 C
Vitória
segunda-feira, 18 março, 2024

Febre amarela: Brasil tem estoque para vacinar toda a população

No Espírito Santo, a vacinação é mantida nos postos de saúde e recomendável a todos os capixabas, apesar de não haver transmissão ativa da doença.

Após os novos casos de febre amarela registrados principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Ministério da Saúde tentou tranquilizar a população. Ricardo Barros, nome à frente da pasta, afirmou que há doses fracionadas da vacina para todos os brasileiros.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fez o alerta para visitantes de parques nacionais se imunizarem antes de irem a esses locais. Os casos registrados são referentes ao ciclo silvestre da doença. O Brasil não registra casos de febre amarela urbana desde 1942.

- Continua após a publicidade -

A estratégia do Ministério da Saúde é, por enquanto, vacinar as pessoas que estão nas zonas de risco da doença. A dose fracionada da doença tem potencial de imunização por até 8 anos. Já a dose total é única e vale para toda a vida.

A vacina contra febre amarela deve ser administrada em pessoas a partir dos nove meses de idade, residentes ou viajantes para áreas com recomendação de vacinação. Pessoas que se deslocam para países endêmicos, conforme recomendações do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) também devem se vacinar.

Espírito Santo

O governo do Estado informou que não há transmissão ativa de febre amarela em território capixaba. Após registrar 330 casos da doença em 2017, com 100 óbitos, boa parte da população foi vacinada.

Dados da Secretaria de Saúde revelam que, até o momento, 3.561.000 doses da vacina foram distribuídas. Com base em informações das prefeituras, 85,71% dos capixabas foram imunizados.

Pela epidemia registrada no ano passado, o Espírito Santo passou a ser considerado área com recomendação permanente de vacinação pelo Ministério da Saúde.

Fique atento

Quem planeja visitar os estados Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina deve ficar atento. Esses locais são áreas com recomendação para vacinação. É importante que a dose seja tomada 10 dias antes da viagem.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA