26.9 C
Vitória
sábado, 25 setembro, 2021

Vaca produz mais de 100 mil quilos de leite e bate recorde no ES

Vaca produz mais de 100 mil quilos de leite, em Santa Teresa. Ortiga está entre as sete vacas do país que atingiram a marca

Por Samantha Dias 

Uma vaca Girolando meio sangue, de Santa Teresa, produziu 100 mil quilos de leite registrados no Controle Leiteiro Oficial no Espírito Santo. A vaca Ortiga bateu um recorde e se tornou a primeira vaca a atingir essa marca no Espírito Santo. No Brasil, somente mais seis animais atingiram esse volume de produção.

A vaca Ortiga bateu o recorde de lactação oficial no acúmulo de sete lactações em dez anos de vida.

Fiore Ortiga 6161 é de uma fazenda em Santa Teresa. Ela nasceu do cruzamento de um touro Gir com uma Holandesa, que é descendente de Celsius, um dos touros que mais imprimiu leite em suas filhas, conta Joedson Scherrer, técnico da Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo. “Ela está na sétima lactação e, certamente, passará da décima lactação, portanto esse número tende a subir”, avalia Scherrer.

De acordo com Scherrer, a alta produção é uma vitória para o Estado. “A pecuária de leite, historicamente, se concentra em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Bahia. Essa marca mostra que estamos no caminho correto, principalmente no melhoramento genético em gado de leite”, explica.

Com informações Conexão Safra

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade