Ideia é transformar o campus em Manguinhos em um MIT do Espírito Santo
Por Gustavo Costa
Com um projeto ambicioso e que pode mudar a área de inovação do Espírito Santo, a Universidade de Vila Velha (UVV) anunciou a aquisição da faculdade UCL, localizada em Manguinhos, na Serra. Aproximadamente R$ 25 milhões deverão ser investidos até 2025.
Segundo informações da UVV, a transição deve durar 90 dias, período em que acontecerão intervenções físicas e treinamentos com colaboradores e 18 meses de investimentos, começando a partir de agora. “Queremos transformar o campus da UCL no MTI Capixaba, queremos ampliar a estrutura, extensão e pesquisa. Será um grande centro de formação na área de tecnologia e inovação, com equipamentos de ponta”, explicou o presidente da UVV, José Luiz Dantas.
A referência usada é a respeito do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) uma das universidades mais famosas do mundo. O que destaca a faculdade americana é o seu foco em tecnologia e a capacidade de transformar as ideias dos seus estudantes e acadêmicos em negócios bem-sucedidos.
Upgrade
A UVV ultrapassa a marca dos 16 mil alunos com a compra da UCL. A expectativa é causar o menor transtorno possível aos estudantes da antiga faculdade neste período de mudanças.
Na verdade, os alunos passarão por um “upgrade”, tendo acesso a toda a estrutura física e digital da UVV, enquanto a instituição de Vila Velha vai ofertar em sua plataforma de educação à distância, o UVV ON, e em seus 75 polos, os cursos de engenharia e tecnologia da UCL.
Com a aquisição, a UVV terá autonomia para abrir todos os cursos que lhe interessam – com exceção de Medicina e Direito – tão logo o Ministério da Educação (MEC) conclua a homologação.