Pequenas mudanças, como a substituição de torneiras, representam economia de até 20% no consumo de água
Por Kikina Sessa
Diversão combina com preservação. E um dos lugares onde a água é a garantia do divertimento são os parques aquáticos. Um dos cuidados é evitar que haja perda com vazamentos, por exemplo, já que a água das piscinas passa por controle de circulação na medida em que vai sendo reciclada.
Com uma estrutura que compreende três grandes complexos de lazer no Espírito Santo, o Sesc acompanha de perto essa eficiência nos parques de Praia Formosa, Guarapari e Domingos Martins.
De acordo com a engenheira ambiental Juliana Tackka, responsável pela área de sustentabilidade do Sesc ES, a água utilizada nas unidades tem captação e tratamento próprios feitos pelo Sesc, apenas Guarapari que é misto, onde parte do abastecimento é feito pela Cesan.
A água usada nas piscinas dos parques aquáticos passa por um sistema de filtragem e tratamento e é reutilizada. Nesse caso, o foco principal é combater os vazamentos para reduzir as perdas. Mas nas áreas comuns, pequenas mudanças como troca de torneiras representam economia.
“Nossas análises concluíram que a substituição de torneiras e duchas por equipamentos com temporizador trouxe uma economia de 20% no consumo de água”, disse Juliana.
Como as unidades contam também com hotelaria, foram implantadas medidas para reduzir o consumo nos apartamentos. “Na hotelaria, as torneiras são convencionais, porém com arejadores, o que reduz o consumo de água em 57%”.
Outra medida simples para evitar o desperdício de água foi adotada no complexo de lazer do Sesc em Domingos Martins, que possui piscina aquecida. O uso de uma capa térmica é capaz de minimizar perda por evaporação.
Ainda no Sesc de Domingos Martins, está sendo implementado um sistema que vai fazer a captação de água de chuva para ser usada em jardinagem e limpeza de áreas comuns.