Robôs estão cada vez mais próximos dos consumidores

Foto: Reprodução

Segundo a Mitsubishi Electric, o uso de robôs nas redes de varejo e restaurantes já é uma realidade

Uma sociedade cada vez mais híbrida entre humanos e seres tecnológicos deixou de ser ficção científica para estar cada vez mais próxima da realidade. Desde o uso de robôs como garçons em restaurantes chineses até o funcionamento como atendentes em shopping centers brasileiros, essas máquinas devem estar cada vez mais próximas dos consumidores nos próximos anos.

Segundo a Mitsubishi Electric, as soluções de robótica – tradicionalmente usadas em segmentos como o automotivo e educacional – podem ganhar mais espaço fora das fábricas e laboratórios de instituições de ensino.

Robôs da Mitsubishi Electric coletam dados na indústria. – Foto: Divulgação

Atualmente, uma gama completa de robôs industriais, usados principalmente em atividades como manipulação de peças e de componentes, embalagens e montagem em alta velocidade estão surgindo no mercado.

“Acreditamos que o varejo e serviços devem investir cada vez mais na experiência do cliente. Além disso, o segmento educacional já vem investindo em tecnologia de ponta e representa um mercado interessante para a companhia”, afirma o vice-presidente de automação industrial da Mitsubishi Electric, Fabiano Lourenço.

Para mostrar como essas soluções poderiam ser adaptadas aos potenciais segmentos, a companhia colaborou com uma ativação do Instituto Mauá de Tecnologia em uma feira de alimentos e bebidas neste ano. Nela, robôs preparavam e serviam café aos visitantes.

“Foi uma experiência muito positiva e agradou muito a todos que presenciaram. Acreditamos que é um pequeno exemplo do potencial que podemos alcançar, não só no Brasil como globalmente em alguns anos”, finaliza o vice-presidente.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário