Uma parceria entre universidade, setor público e comunidade tem como objetivo abrir a possibilidade de novos olhares sobre o Centro de Vitória.
Por Munik Vieira
Um trabalho de campo que será uma ferramenta a mais para a elaboração e a execução de políticas públicas habitacionais e de requalificação da área central da cidade.
- Confira a edição digital da revista ES Brasil
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
A Prefeitura Municipal de Vitória e a Faesa Centro Universitário assinaram, na última semana, um Termo de Cooperação Técnica e Científica, para que alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo realizem um levantamento dos imóveis não utilizados ou subutilizados do Centro.
O convênio, sem repasse de recursos, vai possibilitar aos alunos a aproximação com a região, e a pesquisa de campo vai resultar em um mapa com identificação do número total de imóveis vazios e suas tipologias (mapa da ociosidade do Centro), um mapa colaborativo quanto aos usos possíveis dos imóveis vazios, a partir da percepção dos moradores locais, além de debates e reflexões.
Coleta de dados
A coleta de dados será feita por observação, onde o pesquisador irá identificar os imóveis vazios em percurso pré-definido, tomando como base o cadastro preliminar dos imóveis vazios e o mapa do Centro, fornecidos pela Prefeitura, registros visuais e fotográficos, além das interações com os moradores locais.