Três Unidades de Conservação (UCs) gerenciadas pelo Estado passam a ter o reforço de seis novos veículos que serão empregados na realização das atividades do Projeto Corredores Ecológicos no Espírito Santo, na criação de novas UCs e no apoio aos trabalhos da Câmara de Compensação Ambiental do Iema, gerenciador dos recursos provenientes de licenciamentos ambientais.
Os veículos foram entregues pelo Projeto Corredores Ecológicos e fazem parte do último lote de bens adquiridos por meio de um convênio firmado no valor de R$777.644,10. Em lotes anteriores desse convênio, foram realizados investimentos na formação de conselheiros de cinco UCs de proteção integral e adquiridos três quadriciclos, uma caminhonete e três computadores portáteis.
As três UCs que receberão os veículos são a Reserva Biológica Duas Bocas, que fica em Cariacica, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, e o Parque Estadual da Pedra Azul, localizado em Domingos Martins.
Projeto Corredores Ecológicos
Corredores ecológicos são áreas planejadas com o objetivo de conectar remanescentes florestais, proporcionar o deslocamento de animais entre os fragmentos e a dispersão de sementes, aumentando a cobertura vegetal e possibilitar a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade.
Já o Projeto Corredores Ecológicos é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), executada em parceria com o Governo do Espírito Santo, com recursos do Banco Alemão de desenvolvimento KFW. Seu objetivo é garantir a conservação da biodiversidade por meio da proteção de fragmentos florestais e da promoção da conexão entre eles.
Em execução desde 2003, o projeto segue suas atividades no Espírito Santo buscando a consolidação de ações que promovam a conectividade das florestas capixabas. Estas ações são desenvolvidas com foco em fortalecer o sistema de monitoramento e fiscalização, a estruturação das Unidades de Conservação (UCs) e o desenvolvimento e difusão de tecnologias de baixo impacto ao meio ambiente que promovam geração de emprego e renda no campo.
Segundo o coordenador do Projeto Corredores Ecológicos no Espírito Santo, Fabiano Zamprogno Novelli, um novo convênio entre o Iema e o MMA foi firmado. “Investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão serão feitos buscando o desenvolvimento de ações que proporcionem conectividade entre fragmentos de florestas por meio de práticas agrícolas como os sistemas agroflorestais, pastagem ecológica, manejo não madeireiro de espécies nativas da Mata Atlântica e a adequação ambiental de imóveis rurais”. Segundo Novelli, essas ações estão integradas ao Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal (Reflorestar).