Inflação impacta no poder de compra no capixaba, especialmente entre os trabalhadores com menor poder aquisitivo
Por Luciene Araújo e Marcelo Rosa
Os altos índices da inflação, sobretudo nos últimos meses de 2021, respingaram na queda do poder de compra no Espírito Santo, principalmente, entre trabalhadores de renda mais baixa.
Mas, o aumento do consumo nas faixas salariais mais altas, trouxe certo alívio ao setor, aponta o presidente da Câmara Setorial de Alimentos e Bebidas da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Vladimir Rossi.
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Uma constatação comprovada, inclusive, na Icecream. Fundada em 13 de maio, de 1988, em Vila Velha, a empresa produz e comercializa matérias-primas para o ramo de sorveteria.
Em 2021, a fábrica da qual Rossi é um dos sócios, viu o volume de vendas crescer, entre 12% e 13%, em comparação ao ano anterior.
“Tivemos até que contratar pessoal para atender a demanda. O maior entrave, nesse caso, foi a falta de mão de obra qualificada”, explica o empresário. Ele destacou ainda que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece curso tecnólogo em alimentos. No entanto, não conseguiu compor turma para esse aprendizado.
“Na verdade, estamos vivendo um ‘apagão’ de pessoas interessadas nessa e em outras partes técnicas da indústria”, aponta Rossi. Para 2022, a expectativa do setor é de que com os avanços no controle da crise sanitária mundial, o volume de negócios aumente, sobretudo, a partir do segundo semestre.
É quando, em tese, os consumidores já terão se livrado de despesas típicas, como rematrículas nas escolas, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Mas, para alguns segmentos, como o de cervejas, somente em 2023 o cenário deverá estar mesmo estabilizado.
Capacitação
Acaps garante treinamento online para mais de 1400 profissionais. As capacitações virtuais ofertadas pela Acaps, em 2021, aos proprietários, gestores e operadores de supermercados registraram a participação de 1463 profissionais.
Foram 18 eventos, incluindo palestras, workshops e cursos. “Associados que antes tinham dificuldade em participar dos eventos por conta da rotina nas lojas ou por questão de logística, investiram nas capacitações de suas equipes pelo formato virtual, garantindo a atualização dos seus profissionais nos mais variados temas que envolvem a gestão e operação dos supermercados”, comenta a Coordenadora de Capacitação e Comunicação da Acaps, Adriane Avide.