29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Alimentos e bebidas: um ano marcado por altos e baixos

Inflação impacta no poder de compra no capixaba, especialmente entre os trabalhadores com menor poder aquisitivo

Por Luciene Araújo e Marcelo Rosa

Os altos índices da inflação, sobretudo nos últimos meses de 2021, respingaram na queda do poder de compra no Espírito Santo, principalmente, entre trabalhadores de renda mais baixa.

- Continua após a publicidade -

Mas, o aumento do consumo nas faixas salariais mais altas, trouxe certo alívio ao setor, aponta o presidente da Câmara Setorial de Alimentos e Bebidas da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Vladimir Rossi. 

Uma constatação comprovada, inclusive, na Icecream. Fundada em 13 de maio, de 1988, em Vila Velha, a empresa produz e comercializa matérias-primas para o ramo de sorveteria.

Em 2021, a fábrica da qual Rossi é um dos sócios, viu o volume de vendas crescer, entre 12% e 13%, em comparação ao ano anterior.

Alimentos e bebidas: um ano marcado por altos e baixos
“O que deu certo fôlego ao setor, foi o fato de consumidores, de faixas salariais mais altas, terem passado a comprar mais alimentos e bebidas, influenciados pelo confinamento resultante da pandemia do coronavirus” – Vladimir Rossi, presidente da Câmara Setorial de Alimentos e Bebidas da Findes. Foto: Jhonatan Blendon

“Tivemos até que contratar pessoal para atender a demanda. O maior entrave, nesse caso, foi a falta de mão de obra qualificada”, explica o empresário. Ele destacou ainda que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece curso tecnólogo em alimentos. No entanto, não conseguiu compor turma para esse aprendizado.

“Na verdade, estamos vivendo um ‘apagão’ de pessoas interessadas nessa e em outras partes técnicas da indústria”, aponta Rossi. Para 2022, a expectativa do setor é de que com os avanços no controle da crise sanitária mundial, o volume de negócios aumente, sobretudo, a partir do segundo semestre.

É quando, em tese, os consumidores já terão se livrado de despesas típicas, como rematrículas nas escolas, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Mas, para alguns segmentos, como o de cervejas, somente em 2023 o cenário deverá estar mesmo estabilizado.

Alimentos e bebidas: um ano marcado por altos e baixos
Fonte: Empregos e empresas: RAIS. Saldo de postos formais: Novo Caged. PIB e VA: SCR e PIA/IBGE. Exportação: Funcex.

Capacitação

Acaps garante treinamento online para mais de 1400 profissionais. As capacitações virtuais ofertadas pela Acaps, em 2021, aos proprietários, gestores e operadores de supermercados registraram a participação de 1463 profissionais.

Foram 18 eventos, incluindo palestras, workshops e cursos. “Associados que antes tinham dificuldade em participar dos eventos por conta da rotina nas lojas ou por questão de logística, investiram nas capacitações de suas equipes pelo formato virtual, garantindo a atualização dos seus profissionais nos mais variados temas que envolvem a gestão e operação dos supermercados”, comenta a Coordenadora de Capacitação e Comunicação da Acaps, Adriane Avide.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA