Último dia de Vitória Stone Fair

es brasil-stone fair
Ultimo dia da Stone Fair - Foto: Elaine D'Ávila/Next Editorial

No quarto dia de exposições, a feira já recebeu 15 mil visitantes, de 51 países. São 240 expositores e mais de mil pedras apresentadas

Termina nesta sexta (14) a 47ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair). O evento, que acontece no Pavilhão de Exposições de Carapina, em Serra, tem atraído um público qualificado desde o primeiro dia da exposição.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Leonardo de Castro, 2020 é um ano importante para o setor de rocha. “O setor retomou uma linha de crescimento. Hoje, ele representa a identidade do capixaba. Mais de 80% da exportação passa por aqui. A Federação das Indústrias está sempre apoiando através do Sesi/Senai e também na representação junto a confederação Nacional de Indústria”, disse.

Durante os quatro dias, a Stone Fair recebeu executivos e  autoridades do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

“A feira impulsiona a economia. Os expositores mostram para o mundo as nossas potencialidades. O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa estão buscando trabalhar em conjunto, fortalecer esse segmento”, disse a deputada estadual Janete de Sá.

“Como representante federal no Congresso é importante estar ao lado do desenvolvimento do nosso país. A feira de mármore e granito é a interlocução do nosso estado com o mundo”, ressaltou o deputado federal Da Vitória.

“O setor de rochas é de fundamental importância para o Brasil. O Rio de Janeiro já foi o maior exportador de rocha do país, hoje, ocupa uma das últimas posições. Perdemos o beneficiamento para o Espírito Santo. Importante é o crescimento do setor, sendo assim, crescemos juntos, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Brasil”, acrescentou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro Lucas Tristão.

Exposição de produtos

Durante a feira, os expositores apresentam seus produtos e inovações tecnológicas. Além disso, fizeram contatos, ampliando as possibilidades para atuação no mercado de rochas ornamentais. Também reuniu arquitetos e designers, interessados no potencial das matérias naturais para o uso criativo e na construção.

A exposição chamou atenção pela participação de importantes empresas internacionais. Além da Itália e China que já eram parceiros tradicionais, países como Turquia, Egito, Iran, Palestina, Austrália e Portugal, também estavam entre os expositores.

Feira Internacional do Mármore e Granito

Referência para o setor de rochas ornamentais na América Latina e no mundo, a Vitoria Stone Fair reúne grandes empresas de extração e beneficiamento de pedras naturais, equipamentos, maquinários, insumos e tecnologias de todas as partes do mundo.

O evento é uma oportunidade para realizar negócios presenciais, avaliar os produtos e serviços, trabalhar ferramentas de marketing, ampliar as ações e lançamentos de produtos, fortalecendo parcerias e prospectando novos mercados.

Vitrine para o mundo, a Vitoria Stone Fair é realizada no Espírito Santo, estado com o maior parque industrial brasileiro e detentor de mais de 90% dos teares multifios em funcionamento. Enquanto o Brasil possui a maior diversidade de rochas naturais do mundo. São mais de 1.200 variedades. O ES é o maior produtor e exportador nacional de chapas e blocos.