23.8 C
Vitória
sexta-feira, 3 dezembro, 2021

Ufes passa a oferecer vacinação e teste gratuito para a covid-19

A partir de hoje (18), o campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), passa a ser um dos novos pontos de apoio para o enfrentamento à covid-19

Por Munik Vieira

Em parceria com a Secretaria de Saúde do Governo do Espírito Santo e a secretaria municipal de Saúde de Vitória, serão disponibilizados espaços para vacinação e, também, para realização de testes que detectam a presença do coronavírus. O serviço gratuito funcionará de segunda a sexta e atenderá tanto a comunidade universitária quanto a população em geral.

De acordo com o reitor da Ufes, Paulo Vargas, a instalação dos pontos de vacinação e testagem no campus de Goiabeiras é mais uma iniciativa e uma colaboração da Universidade para o combate à pandemia de covid-19, e também contribui para que a Ufes continue caminhando para o restabelecimento seguro de suas atividades presenciais. O reitor informou que serão atendidas nessa unidade a comunidade universitária do campus de Goiabeiras e de Maruípe, e que está em entendimentos com a Secretaria de Saúde para a instalação de um outro ponto de apoio no campus de Alegre.

Testagem

Na entrada do Teatro Universitário, das 8h às 16h, serão realizados os testes para o exame RT-PCR, feitos por coleta de swab. Para fazer o teste, o interessado deverá fazer o agendamento online no Site da Sesa, com login e senha de cadastro no Acesso Cidadão, do governo do Estado.

Após o agendamento, basta comparecer no dia e horário marcados e realizar o teste gratuitamente. A testagem pode ser feita por livre demanda, sem a necessidade de avaliação médica ou a presença de sintomas. O resultado do exame será liberado ao cidadão em até 48 horas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

Vacinação

O serviço de vacinação no posto da Ufes é destinado a pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram e também para aquelas pessoas que receberam a primeira dose da vacina Coronavac há 28 dias ou mais. Não será necessário agendar a vacinação. O atendimento será por ordem de chegada.

O ponto de vacinação funcionará a partir de hoje (18) até sexta-feira (22), das 9 às 16 horas, na entrada do Cine Metrópolis. Além da comunidade escolar também serão atendidas as demandas externas. A expectativa é vacinar 600 pessoas por dia, com distribuição de senha. A vacinação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), Sesi e Unimed.

No momento da vacinação deve ser apresentado documento com foto. Para aqueles que forem tomar a segunda dose, também é necessário apresentar o comprovante da primeira.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade