O que o Uber já fez nestes 5 anos de Brasil

O usuário que andou de Uber em mais municípios do país realizou viagens em 64 cidades brasileiras diferentes (Fotografia - Getty Images)

Segundo o Datafolha, 68% dos brasileiros deixaram de beber e dirigir por conta do uso dos aplicativos de mobilidade

É inegável a revolução que o Uber trouxe ao modo de locomoção aos usuários de transportes desde 2014, quando chegou ao Brasil. A proposta, na época, foi revolucionária: ao conectar pessoas de carros com outras que precisavam ir de um ponto a outro, a Uber ofereceu mais uma opções de mobilidade para milhões de usuários ao mesmo tempo criando oportunidades de geração de renda para milhares de motoristas parceiros.

Somando já foram realizadas 2,6 bilhões de viagens com 17 bilhões de quilômetros rodados. Com essa distância daria para ir e voltar de Plutão duas vezes.

A Uber começou no Rio de Janeiro e logo depois chegou à São Paulo – que hoje é a maior cidade em volume de viagens pelo app no mundo – e já está em mais de 100 cidades em todo o Brasil. Além dos usuários brasileiros, cidadãos de 129 países usaram o aplicativo em terras tupiniquins, sendo os mais frequentes, nesta ordem, americanos, argentinos, chilenos, ingleses e franceses.

O passageiro mais frequente já fez mais de 5 mil viagens durante esse período. Isso dá mais ou menos 3 viagens de Uber por dia, todos os dias da semana. Outro usuário bem viajante andou de Uber em 64 cidades brasileiras diferentes no mesmo período.

Pelo lado dos motorista, o mais engajado fez mais de 25 mil viagens. Se cada viagem fosse de um quilômetro, daria três voltas ao mundo! Para reconhecer uma boa prestação de serviço com mais de cinco estrelinhas (nota máxima no aplicativo), usuários brasileiros já pagaram mais de R$ 35 milhões em valores extras aos motoristas parceiros, desde que o recurso foi lançado, em setembro do ano passado.

A chegada da empresa representou uma nova forma de se movimentar pelas cidades e fez a população repensar a necessidade de se ter um carro e refletir sobre o hábito de beber ao dirigir. Uma pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária feita este ano pelo Datafolha mostrou que 68% dos brasileiros deixaram de beber e dirigir por conta do uso dos aplicativos de mobilidade. No Brasil, o período em que mais acontecem viagens é justamente às sextas-feiras, na faixa das 19h, horário típico dos happy hours.

Veja alguns números e curiosidades sobre os 5 anos da Uber no Brasil

1. 22 milhões de usuários ativos na plataforma;
2. Mais de 600 mil motoristas parceiros;
3. O usuário mais frequente, nesses cinco anos, já fez mais de 5 mil viagens, o que dá mais ou menos 3 viagens de Uber por dia, em todos os dias da semana;
4. O motorista parceiro que mais dirigiu já fez mais de 25 mil viagens pela plataforma;
5. No Brasil, já foram realizadas 2,6 bilhões de viagens. A empresa comemorou o marco de 1 bilhão de viagens em fevereiro de 2018;
6. 17 bilhões de quilômetros já foram percorridos de Uber desde 2014 no País;
7. Cidadãos de 129 países usaram Uber no Brasil. Os mais frequentes são: Estados Unidos, Argentina, Chile, Inglaterra e França, nessa ordem;
8. O usuário que andou de Uber em mais municípios do país realizou viagens em 64 cidades brasileiras diferentes;
9. Usuários já pagaram mais de R$ 35 milhões em valores extras aos motoristas parceiros, como forma de reconhecer um bom serviço;
10. Sexta-feira, às 19h, é o período em que mais acontecem viagens em todo o país.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário