Índice observado no período foi 5% mais alto do que o registrado no segundo trimestre deste ano no estado, impulsionado pelo lazer durante o inverno
No terceiro trimestre, o Espírito Santo registrou o maior volume de atividades turísticas deste ano. Levantamento aponta que o crescimento foi de 5% em relação ao segundo trimestre de 2024, além de se manter estável ao compará-lo com o mesmo período de 2023.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No primeiro trimestre deste ano, o Iatur chegou a 91,1 pontos. No segundo trimestre, o número subiu para 96,3. Já no terceiro, o índice alcançou 101,2 pontos. De acordo com o estudo, enquanto que, neste ano, o desempenho do setor turístico melhorou no terceiro trimestre, em 2023, o volume de atividades foi cerca de 1,5% menor do que nos dois primeiros trimestres. Esses dados apontam que, em 2024, o turismo de inverno teve grande importância para a melhora no desempenho do turismo capixaba ao longo do ano.
Ao avaliar o mês de setembro, verifica-se que as atividades turísticas capixabas se mantiveram estáveis, com leve queda de 0,2% em relação a agosto deste ano. Já o turismo no Brasil, em geral, registrou um pequeno crescimento de 0,5% no período.
Apesar da estabilidade em setembro, houve melhora do desempenho em 2024, principalmente nos meses de inverno, segundo o Connect Fecomércio-ES. Com isso, a diferença acumulada no ano, em relação ao mesmo período de 2023, vem diminuindo, já que no ano passado o volume de atividades turísticas foi maior. Em março deste ano, a queda acumulada em relação a 2023 era de 11,7%. Porém, a partir do mês de junho, as diferenças quanto ao ano anterior ficaram consideravelmente menores, chegando à queda acumulada até setembro de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, o comportamento dos preços dos produtos turísticos tem contribuído para a melhora no desempenho do segmento em 2024.
Considerando o acumulado dos custos de janeiro até setembro, observou-se queda nos níveis de preços das passagens aéreas (-41,5%) e dos pacotes turísticos (-13,9%), e um leve aumento nas passagens de ônibus interestadual (0,19%), sendo este inferior ao observado nacionalmente (3,58%).
Além disso, os valores da alimentação fora do domicílio, que contempla bares e restaurantes, apresentou crescimento menor (2,88%) do que o registrado no Brasil como um todo (3,46%). Vale lembrar que, neste ano, o aumento nos níveis gerais de preços na Grande Vitória (3,04%) é menor do que a média nacional (3,31%).
“Já próximos ao verão, chegamos a um cenário desafiador para o setor turístico capixaba. No ano passado, os meses de novembro e dezembro registraram os menores volumes de atividades turísticas de 2023. Por isso, é fundamental que os setores público e privado atuem de forma conjunta para oferecer rotas turísticas estruturadas, dinamizando o turismo estadual e conectando a Região Metropolitana da Grande Vitória a outras áreas, como o litoral, as montanhas e a Região dos Imigrantes, proporcionando ao turista uma experiência diversificada, integrada e autêntica, promovendo as diversas regiões turísticas e as experiências que elas possam oferecer”, declarou Ana Carolina Júlio.
Para a coordenadora, a formação de parcerias com empresas de viagens e operadoras de turismo são igualmente importantes para criar pacotes com destino ao Espírito Santo, incluindo passagens, hospedagem, transporte e atividades, aumentando a conveniência para o viajante e tornando o local mais atrativo e acessível.
“Esses pacotes podem impulsionar o turismo capixaba, atraindo mais visitantes de fora do estado, gerando receitas para hotéis, pousadas, restaurantes e pequenos negócios, além de promover a cultura e divulgar o Espírito Santo em mercados mais amplos, fortalecendo a competitividade do setor e atraindo mais turistas para o verão”.