Fecomércio destaca que preços em bares, restaurantes e hospedagens na Grande Vitória caíram ou subiram menos que a média nacional em julho
Por Redação
Os governos e entidades ligadas ao turismo do Espírito Santo estão unidas para impulsionar ainda mais o estado no setor. Os números refletem esse esforço, como, por exemplo, as atividades turísticas em julho deste ano, que foram 0,1% maiores que a movimentação registrada no mesmo mês de 2023, segundo a pesquisa divulgada pelo Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac e baseada em informações do Índice de Atividades Turísticas (Iatur).
Entre os possíveis fatores que contribuíram para a melhora do desempenho do turismo capixaba no segundo trimestre está o nível de preços dos produtos turísticos. “Em julho, com exceção das passagens aéreas, os valores na Grande Vitória sofreram reduções ou aumentaram menos que a média nacional. A alimentação em bares e restaurantes, por exemplo, caiu 0,05%, enquanto os preços das hospedagens diminuíram 0,8%,” explicou Ana Carolina Júlio, coordenadora do Connect Fecomércio-ES.

No entanto, ao comparar a movimentação turística de julho com o mês anterior, verificou-se uma queda de 1,5%. A explicação dada pela Fecomércio-ES para essa diferença é que junho foi marcado por grandes eventos, como a ESX em Vitória, a Feira dos Municípios em Serra e a Festa do Imigrante Italiano em Santa Teresa, que impulsionaram significativamente o turismo, elevando o volume de atividades turísticas ao maior nível do ano.
“Embora tenha havido uma queda em relação a junho, é importante destacar que o desempenho do setor em julho superou o registrado no mesmo mês do ano anterior, o que representa um ponto de virada positivo para o turismo em 2024,” concluiu Ana Carolina Júlio.

