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quarta-feira, 12 DE fevereiro DE 2025

Turismo além do veraneio: os desafios para o ES

Especialistas do turismo debateram o tema no quadro ES Brasil Debate

Por Redação

O Espírito Santo vê no turismo um bom potencial para driblar os possíveis efeitos de perda de arrecadação com a nova Reforma Tributária aprovada em Brasília (DF). Para isso, o estado corre contra o tempo para mitigar as deficiências que hoje possui no setor, além de encarar desafios que se estendem a todos os promotores de turismo: o fomento além do chamado veraneio.

O turismo veraneio é o turismo realizado durante o período das férias,  geralmente em concordância com o período do ano em que ocorrem as férias escolares e o recesso de fim de ano. Geralmente, os principais destinos são as cidades litorâneas.

Especialistas convidados pela ES Brasil, em um debate oferecido pelo Bandes, Sebrae-ES e Assembleia Legislativa (Ales), debateram os principais pontos que cercam o tema e os desdobramentos da realidade capixaba. Mediados pelo jornalista Robson Maia, estiveram presentes o secretário Executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-ES, José Antônio Bof Buffon; o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo; e o diretor da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos no Espírito Santo (Abrape-ES), Pablo Pacheco.

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Ao longo do debate, que pode ser conferido na íntegra no vídeo acima, foram analisados os principais desafios enfrentados por cidades litorâneas, como Vitória, Serra e Vila Velha, na promoção do turismo durante os meses de baixa temporada. Além disso, os especialistas discorreram sobre o trabalho desempenhado pelas agências de turismo na promoção dos destinos capixabas.

Ponto central da análise de Pacheco, a realização de eventos foi colocada em pauta ao longo do debate. O diretor da Abrape-ES reforçou, junto aos demais presentes, a necessidade de diversificação de ações para que o estado capixaba possa se tornar atrativo para os diversos tipos de viajantes, sobretudo os que se programam para além do verão.

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Rigo pontuou ainda sobre as ações realizadas pelo Sebrae, como o investimento superior a R$ 100 mil, para que as agências de viagem coloquem o Espírito Santo entre os principais destinos de viagens nos grandes centros. A fala de Rigo se encaixa com a análise de Buffon, que reforçou a necessidade de atração de um turista com tíquete médio de gasto mais elevado para maior rentabilidade dos setores comerciais, por exemplo.

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