Especialistas do turismo debateram o tema no quadro ES Brasil Debate
Por Redação
O Espírito Santo vê no turismo um bom potencial para driblar os possíveis efeitos de perda de arrecadação com a nova Reforma Tributária aprovada em Brasília (DF). Para isso, o estado corre contra o tempo para mitigar as deficiências que hoje possui no setor, além de encarar desafios que se estendem a todos os promotores de turismo: o fomento além do chamado veraneio.
O turismo veraneio é o turismo realizado durante o período das férias, geralmente em concordância com o período do ano em que ocorrem as férias escolares e o recesso de fim de ano. Geralmente, os principais destinos são as cidades litorâneas.
Especialistas convidados pela ES Brasil, em um debate oferecido pelo Bandes, Sebrae-ES e Assembleia Legislativa (Ales), debateram os principais pontos que cercam o tema e os desdobramentos da realidade capixaba. Mediados pelo jornalista Robson Maia, estiveram presentes o secretário Executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-ES, José Antônio Bof Buffon; o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo; e o diretor da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos no Espírito Santo (Abrape-ES), Pablo Pacheco.
Ao longo do debate, que pode ser conferido na íntegra no vídeo acima, foram analisados os principais desafios enfrentados por cidades litorâneas, como Vitória, Serra e Vila Velha, na promoção do turismo durante os meses de baixa temporada. Além disso, os especialistas discorreram sobre o trabalho desempenhado pelas agências de turismo na promoção dos destinos capixabas.
Ponto central da análise de Pacheco, a realização de eventos foi colocada em pauta ao longo do debate. O diretor da Abrape-ES reforçou, junto aos demais presentes, a necessidade de diversificação de ações para que o estado capixaba possa se tornar atrativo para os diversos tipos de viajantes, sobretudo os que se programam para além do verão.


Rigo pontuou ainda sobre as ações realizadas pelo Sebrae, como o investimento superior a R$ 100 mil, para que as agências de viagem coloquem o Espírito Santo entre os principais destinos de viagens nos grandes centros. A fala de Rigo se encaixa com a análise de Buffon, que reforçou a necessidade de atração de um turista com tíquete médio de gasto mais elevado para maior rentabilidade dos setores comerciais, por exemplo.