22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Três Praias… um paraíso desconhecido

Algumas praias de Guarapari já são bem famosas entre brasileiros de diferentes estados e estrangeiros que visitam o balneário, principalmente durante o verão, quando a cidade está tomada por turistas.

* Por Luciene Araújo

- Continua após a publicidade -

Mas, distante do burburinho da Praia do Morro, ou da disputa por um lugar ao sol na Areia Preta, ou ainda da badalação na Enseada Azul, há um recanto de beleza singular, desconhecido até mesmo por muitos capixabas: as Três Praias.

Três Praias... um paraíso desconhecido
As praias Mateus Lopes, com 175 metros de extensão, Leontina (286m) e Ancoradouro (ou do Saco – 160m), que estiveram fechadas por muitos anos, quando se pretendia construir um resort no local, formam um verdadeiro santuário ecológico. A obra foi embargada, e o acesso às praias, interditado, o que continua gerando muitas brigas na Justiça. A entrada principal permanece bloqueada até hoje, mas é possível, e vale a pena, chegar lá pela Praia dos Adventistas, onde há uma colônia de férias que oferece conforto aos frequentadores. Deste ponto, basta seguir uma pequena trilha para descobrir um verdadeiro paraíso.

Todas as praias são separadas por mata nativa e pedras, o que torna esse santuário ecológico ainda mais belo. As águas calmas, cristalinas e menos geladas que as de outros “mares” proporcionam o point perfeito para curtir o dia com a família. Ah, a praia da direita (maior delas), de águas bastante calmas, flat na linguagem dos surfistas, é ideal para a caça submarina; enquanto na da esquerda, com um pouco de sorte, é possível aproveitar algumas brincadeiras típicas de um mar mais “forte”, como pegar onda de peito (jacaré) ou mesmo surfar.

Vale lembrar que não há quiosques para venda de bebidas ou lanches, portanto, para passar o dia, leve o piquenique de casa. E para manter o lugar preservado, não deixe o lixo para trás.  Nos finais de semana e durante todo o verão, há ainda uma outra opção para chegar a esse recanto. Você pode fazer um gostoso passeio de escuna, saindo do canal de Guarapari, no Centro da cidade, ou do final da Praia do Morro. Mais de uma empresa oferece condições diversificadas, com dinheiro a parada para mergulho.Se ainda não conhece a área, inclua-a em seu roteiro de opções que precisam ser contempladas. Com certeza, voltará de lá com “energia  renovada”.

Gastronomia

Depois de aproveitar as belezas naturais das Três Praias, a dica é dar uma esticadinha até o Restaurante Pilão Cantinho da Roça, com cardápio variado que inclui caldos, massas, petiscos, peixes e pizzas. A sugestão do chef é a picanha à la Brasília, que vem acompanhada com arroz branco, feijão tropeiro, batata frita e queijo coalho.

Pilão Cantinho da Roça
Endereço: Av. Maria de Lourdes Carvalho Dantas, 141 – Praia do Morro
Guarapari – ES | Telefone: (27) 3361-6035

Três Praias... um paraíso desconhecido

Como chegar

Na Rodovia do Sol, após passar a Pedreira, siga em frente até avistar o semáforo no cruzamento (há um posto de gasolina à direita), vire à esquerda na Av. Paris e vá adiante, sentido Praia do Morro. Entre na Rua Sevilha (uma antes do posto Ale), mantendo-se sempre à direita pela estrada de chão e na bifurcação. Após subir e descer um pequeno morro, estará na Praia dos Adventistas. Então basta seguir ao norte e chegará às Três Praias.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.