29.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Conheça três chás e infusões para desestressar

Ervas podem ser preparadas em chás e infusões com propriedades e sabores únicos para promover o bem-estar no dia a dia

Por Mariah Friedrich

Em tempos de rotinas movimentadas, preparar um chá pode ser uma excelente forma de relaxar a mente e cuidar da saúde. Apreciados pelos brasileiros, os chás e infusões são reconfortantes e oferecem inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente.

- Continua após a publicidade -

O ES Brasil reuniu três ervas diferentes que você pode ter em casa, até mesmo na sua horta, facilitando o preparo do seu chá sempre que quiser aproveitar um momento de meditação ou conversas com quem ama. Que tal começar a explorar esses benefícios?

Camomila

A camomila é um clássico que atravessa gerações. Este chá é conhecido por suas propriedades calmantes, sendo um excelente aliado para aqueles que buscam reduzir a ansiedade e promover um sono tranquilo. Além disso, a camomila também é eficaz no alívio de problemas estomacais e cólicas menstruais. Experimente tomar uma xícara antes de dormir e desfrute de uma noite mais serena.

Conheça três chás e infusões para desestressar
Chá de camomila – Foto: Freepik

Infusionando:
Use flores secas de camomila. Leve a água ao fogo alto e desligue assim que começarem a subir as primeiras bolhas (antes de ferver completamente). Deixe em infusão por 5 a 10 minutos.

Valeriana

A valeriana é uma planta reconhecida por suas propriedades medicinais, especialmente no alívio do estresse e da ansiedade. Este calmante natural é ideal para quem sofre de insônia ou deseja parar de fumar, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade. Além disso, a valeriana é uma planta bonita, podendo também ser uma adição charmosa à sua horta.

Conheça três chás e infusões para desestressar
Chá de valeriana – Foto: Freepik

Infusionando:
Empregue a raiz seca de valeriana. Leve a água ao fogo alto e desligue assim que começarem a subir as primeiras bolhas (antes de ferver completamente). Deixe em infusão por 10 a 15 minutos.

Hortelã

A hortelã é amplamente conhecida por seus benefícios para o sistema digestivo, ajudando a aliviar a sensação de estufamento causada pelos gases. Mas os benefícios da hortelã vão além: ela pode também ajudar a aliviar dores de cabeça e possui ação tranquilizante. Incorporar a hortelã na sua rotina pode ser uma maneira saborosa e eficaz de melhorar o seu bem-estar geral.

Conheça três chás e infusões para desestressar
Chá de hortelã – Foto: Freepik

Infusionando:
Utilize folhas frescas de hortelã. Empregue a raiz seca de valeriana. Leve a água ao fogo alto e desligue assim que começarem a subir as primeiras bolhas (antes de ferver completamente). Deixe em infusão por 5 minutos.

Receita de Chá Marroquino de Hortelã
Se você procura uma bebida com um sabor mais complexo, o chá marroquino, preparado com chá verde e hortelã é uma receita perfumada, com um tom dourado e gosto surpreendente. Aprenda preparar:

Ingredientes:
1 colher (sopa) de chá verde (folhas secas)
10 ramos de hortelã fresca (escolha os bem cheios de folhas)
1 litro de água
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:
Coloque a agua em um fervedor e quando começarem a subir as primeiras bolhas, desligue o fogo.
Coloque o chá verde na chaleira uma chaleira (ou bule que possa ir ao fogo) e verta 1 xícara (chá) da água quente nas folhas secas. Deixe infusionar por 30 segundos, coe numa jarra (ou tigela) e reserve essa primeira infusão – ela contém o sabor mais puro e concentrado do chá verde.
Mantenha as folhas de chá verde na chaleira e regue com mais 1 xícara (chá) da água quente. Deixe infusionar novamente por 30 segundos, coe e descarte essa segunda infusão – esse passo é essencial para diminuir o amargor do chá.
Volte a primeira infusão para a chaleira com as folhas de chá verde. Acrescente o restante da água quente (2 xícaras), junte os ramos de hortelã e adicione o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até ferver e formar uma espuma na superfície – a espuma indica que o açúcar dissolveu completamente. O chá fervido com o açúcar ganha um toque caramelizado no sabor.
Verta o chá quente em copos pequenos, com folhas de hortelã frescas e sirva imediatamente. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -