23.2 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Tremor de terra é sentido em municípios do Espírito Santo

Leia Também

Número de casos de covid-19 chega a 6.836 e mortes somam 240

O índice de letalidade do coronavírus ficou em 3,5%. Os novos casos confirmados da doença somaram 1.119, um pouco menos do que o balanço de ontem.

Suspenso reajuste de medicamentos por 60 dias

A medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) que suspende o reajuste dos medicamentos em até 60 dias.

Como evitar o contágio do coronavírus por meio de cédulas e moedas?

Assim como lavar as mãos e cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, outras medidas podem ajudar a evitar a propagação do novo coronavírus.

Exército constrói hospital com mais de 1 mil leitos

O Exército quer desafogar as unidades do sistema público de saúde e levar aos pacientes infectados com a Covid-19, e casos suspeitos da doença para o local.

Um abalo sísmico foi registado em Laranja da Terra, segundo a Rede Sismológica Brasileira. Os tremores também foram sentidos em Itaguaçu

Quem achava que no Espírito Santo não haveria tremores está muito enganado. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) um abalo sísmico de 2.1 na Escala Richter foi registrado na última quarta-feira (24), em Laranja da Terra.

Segundo o Gazeta Online, o mesmo tremor foi sentido na cidade vizinha, Itaguaçu. Nas mídias sociais, internautas relatavam que sentiram o fenômeno, que, segundo alguns, “parecia com um barulho de um trovão”.

O especialista George Sand Leão, que atua no Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, disse que no Espírito Santo existem quatro estações que detectaram o evento, que teve distância máxima de 289.4 quilômetros e mínima de 81.31 quilômetros.

Foto: Divulgação/Rede Sismográfica Brasileira

Sand Leão afirmou ainda que “este evento foi muito pequeno e, por isso, somente algumas estações registraram. Esses tremores são geralmente causados por acomodação da falha geológica, que é a ruptura ou cisão de um bloco de rochas ou faixas estreitas da superfície que é responsável pelo deslocamento de suas partes”, disse.

Vale destacar, ainda, que o acúmulo de energia e a eventual liberação desta em zonas de falhas geológicas é um dos fatores responsáveis pela ocorrência dos terremotos.

O especialista ainda disse que o abalo não deve ser visto como motivo de preocupação para os capixabas. Na maioria dos casos, os tremores são registrados apenas pelos sismógrafos e dificilmente as pessoas sentirão a terra tremer.

“O Espírito Santo registrou em 1955, o segundo pior tremor de terra do país, com 6,1 de magnitude, ficando somente atrás de um que aconteceu no Mato Grosso, no mesmo ano, que anotou 6,2. Então, se hoje a atividade é bem pequena quanto à sua intensidade, não podemos descartar que no futuro outro tremor bem forte aconteça. E, como ainda não temos como alertar a população antes, é importante que as pessoas construam casas mais
resistentes para que elas resistam da melhor forma ao fenômeno”, finalizou Sand Leão.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho
Continua após publicidade