Os eleitores que vão vota nas próximas eleições devem ficar atentos para a regularização do título de eleitor
Por Josué de Oliveira
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) informa que o prazo para quem quer pedir o título de eleitor termina no próximo dia 4 de maio.
Caso o cidadão perca o prazo ele não poderá votar nas eleições de outubro, na qual serão escolhidos representantes para Presidência da República, Câmara, Senado, Governo do Estado e Assembleia Legislativa.
O prazo é o mesmo para quem deseja solicitar a transferência de domicílio, alterar dados no cadastro eleitoral e regularizar a inscrição eleitoral.
Também nessa data termina o prazo dado para que presos provisórios e adolescentes internados em unidades socioeducativas sejam alistados ou providenciem a regularização de sua situação junto à Justiça Eleitoral.
Os serviços de pré-atendimento são oferecidos via internet. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) informa que o serviço ainda não funciona no sistema iOS (iPhone ou iPad).
Para quem prefere o atendimento presencial, deve agendar horário no site do TRE-ES para ser atendido em cartório eleitoral do município onde vive.
Segundo o TRE, o requerimento será concluído somente após análise das informações e dos documentos apresentados, confrontando-os com a imagem do requerente e sua respectiva fotografia no documento de identificação.
As eleições de 2002 ocorrerão em 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores não deixem para regularizar o título em cima da hora.