20.9 C
Vitória
terça-feira, 24 maio, 2022

Transportes escolares são fiscalizados

fiscalização
Os transportes escolares foram fiscalizados nessa quarta-feira (05) com o apoio da Polícia Militar por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran). - Foto: Detran-ES

Os veículos que prestam serviço de transportes escolares foram fiscalizadas pelo Detran-ES nessa quarta-feira (05)

O período de volta às aulas começou e, com isso, órgãos de segurança realizaram ações de fiscalização de veículos que prestam serviço de transporte escolar foram fiscalizados nessa quarta-feira (05).

O Programa Força Pela Vida visa a oferecer mais segurança aos estudantes que utilizam vans, além de combater o transporte clandestino e incentivar os profissionais a se manterem devidamente regulares junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

Durante a operação, que fiscalizou veículos de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, foi registrado um total de 47 veículos abordados pelos agentes e 22 infrações registradas por motivos diversos, entre elas motoristas conduzindo sem portar a autorização para condução de escolares e veículo sem ter sido submetido à inspeção de segurança veicular, quando obrigatória.

transporte-escolar
Os transportes escolares foram fiscalizados por órgãos de segurança integrados. – Foto: Detran-ES

Em Vitória, a infração foi ainda mais grave. Uma ocorrência criminal e um motorista foi preso por exercício irregular da profissão. Ele foi conduzido para a Delegacia de Trânsito e autuado no artigo 47 da Lei de Contravenções Penais e liberado após ser lavrado Termo Circunstanciado.

Programa

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou que o programa intensifica a fiscalização do transporte escolar e busca cada vez mais retirar os veículos clandestinos de circulação. Viera fez um apelo aos pais e responsáveis pelos estudantes a contratarem serviços regularizados.

“O que a gente espera é que os pais se envolvam também na fiscalização contratando veículos regulares, que podem ser checados no site do Detran|ES e a partir de um leitor de QR Code no vidro dianteiro dos veículos que fazem o transporte. Não tem preço mais barato fora do cumprimento da lei que pague a preservação da saúde, da vida das crianças que são transportadas”, afirmou o diretor geral.

O titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, delegado Maurício Gonçalves, afirma, ainda, que a fiscalização tem um efeito educativo, além da punição dos infratores. “Precisamos formar cidadãos conscientes sobre a importância do respeito às normas de trânsito. A fiscalização de vans que atuam no transporte escolar garante a segurança das crianças ao mesmo tempo em que ensina sobre segurança viária. O trânsito envolve vidas, por isso o respeito às regras é, por consequência, respeito à vida”, destacou.

Operação integrada

Participaram da operação agentes do Detran|ES, da Polícia Militar por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran), da Polícia Civil por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, bem como da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), que abordou veículos remunerados de transporte de pessoas, a exemplo de vans intermunicipais.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade