24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Obra traz trajetória dos gestores da nação

O livro do autor José Eugênio Vieira reúne a biografia de gestores do Brasil e do Espírito Santo 

Contar a história dos gestores do Brasil e do Espírito Santo e como cada um contribuiu para o desenvolvimento social e da economia é a proposta do livro “Uma Viagem na História do Poder – Os Formadores da Nação Brasileira”, lançado nesta quinta-feira (27), na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na Enseada do Suá, Vitória.

Na obra, o autor José Eugênio Vieira, que também é colunista de ES Brasil, reuniu biografias sumarizadas dos gestores do país desde o Império à República, até o 34º presidente Michel Temer, sem deixar de lado a história dos governadores e dos senadores capixabas, entre os anos de 1826 e 2016.

- Continua após a publicidade -
Obra traz trajetória dos gestores da nação
O autor do livro José Eugênio Vieira. – Foto: Renato Cabrini

“A iniciativa de escrevê-lo começou a partir de uma conversa que tive com um ex-estudante de História da Ufes. A partir daí, decidi fazer uma pesquisa mais profunda sobre a gestão de cada um deles e chamar atenção para cada trabalho realizado”, contou Vieira.

Por meio de fotos, memórias, cartas reunidas em bibliotecas, acervos nacionais, e demais locais que guardam documentos importantes da época colonial, o autor trata o valor histórico acerca dos gestores que marcaram o desenvolvimento político do Brasil.

“Quis mostrar neste livro que caráter independe de riqueza. Na República Nova, por exemplo, 15 dos presidentes trabalharam na roça, mas tiveram a oportunidade de estudar, se especializar, e trazer seus valores que são lembrados até hoje”, destacou o autor.

Senado capixaba

José Eugênio disse que a obra levou aproximadamente 5 anos para ser concluída, mas não poderia deixar de mencionar quem comandou o Espírito Santo. Segundo ele, as pesquisas foram longas, mas apenas o primeiro dos senadores capixabas, o padre Francisco dos Santos Pinto, é o único que não se tem muitos registros.

“Anteriormente os senadores capixabas eram escolhidos pela Corte no Rio de Janeiro. Com isso, eles não vinham ao Estado para nada. Fui à Igreja da Candelária, onde ficam os registros dos religiosos, em outros locais que guardam documentos históricos, mas pouco se sabe sobre essa personalidade”, ressaltou Vieira.

Por meio das memórias, uma das mais importantes bases da nossa identidade, o autor busca com um livro didático e muito ilustrado e que mantenha o interesse do leitor. “O público capixaba estará bem servido com o livro. É um resgate que vai ajudar muito nas escolas, pegando informações contundentes e com base histórica”, finalizou o autor.

Quem é o autor do livro?

José Eugênio Vieira possui longa carreira na gestão pública. É bacharel em Economia, pósgraduado em Planejamento Agrícola pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, e pelo Instituto Agronômico de Montpellier, na França. Em 1979, participou de uma residência no Ministério da Agricultura em Paris.

Atuou no Bandes e na Caixa Econômica Federal. Também foi diretor de atendimento do Sebrae, até assumir a superintendência na gestão anterior.

Com oito livros publicados, com diversos temas relacionados à história administrativa, política e econômica de municípios capixabas, além de finanças públicas e heranças familiares, José Eugênio se prepara para lançar mais um sobre a história do município de Guaçuí.

Confira a Galeria de fotos:

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA