21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Tireoide: a glândula de grande importância para o organismo

Cansaço em excesso, ganho ou perda de peso sem causa aparente, alterações no ciclo menstrual e mudanças de humor são alguns sinais que podem ser de doenças da tireoide

Por Marco Homero de Sá

A maioria das pessoas certamente já ouviu falar em tireoide ou conhece alguém que já teve algum problema de saúde relacionado a essa glândula.

- Continua após a publicidade -

Quando o assunto é a sua importância, contudo, não é tão recorrente se ter os conhecimentos necessários para cuidar da saúde da tireoide como se deve.

Essa glândula regula a função de órgãos, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração e até no controle emocional do indivíduo.

As principais disfunções da tireoide são hipotireoidismo, bócio, tireoidite de Hashimoto e hipertireoidismo.

Para se ter uma ideia da incidência dessas disfunções, o hipotireoidismo, por exemplo, é uma doença que afeta de 8% a 12% dos brasileiros, principalmente mulheres e pessoas mais idosas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Regional São Paulo).

Já os nódulos na tireoide afetam cerca de 10% da população adulta brasileira e, felizmente, cerca de 90% deles são benignos.

É importante enfatizar, portanto, como é fundamental estar atento aos cuidados e às alternativas que ajudam a detectar possíveis problemas nessa glândula.

Em primeiro lugar, é preciso estar atento aos sinais do corpo, que muitas vezes se manifestam de maneira discreta e quase silenciosa.

Cansaço em excesso, ganho ou perda de peso sem causa aparente, alterações no ciclo menstrual e mudanças de humor são alguns sinais que podem ser de doenças da tireoide.

O câncer da tireoide, por sua vez, é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. Normalmente, o indivíduo pode encontrar um nódulo durante um autoexame ou o próprio médico poderá detectá-lo durante uma consulta de rotina. A partir daí, são solicitados exames de investigação e, na maioria das vezes, o caroço não apresenta malignidade.

Se diagnosticado em sua fase inicial, o câncer de tireoide tem mais de 90% de chances de cura. Portanto, é fundamental não ignorar as manifestações do corpo e buscar ajuda para que o problema, independente do grau de gravidade, seja tratado em tempo hábil. Cuidar dessa glândula, cuja função vai muito além de regular os ponteiros da balança, é fundamental para manter a saúde em dia.

Marco Homero de Sá é cirurgião de cabeça e pescoço

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba