23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Theatro Carlos Gomes vai passar por reforma e restauração

O projeto técnico de restauração, reforma e modernização do Theatro Carlos Gomes, localizado no Centro de Vitória, foi apresentado na 135ª reunião do Conselho Estadual de Cultura (CEC), realizada virtualmente, nessa quinta-feira (06), por meio do canal da Secretaria da Cultura (Secult) no Youtube.

O encontro teve a participação do secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; da subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas; e dos demais membros titulares do Conselho.

Os arquitetos Eduardo Pasquinelli Rocio e Aline Barros Miceli, representantes da empresa Arquistudio Arquitetura e Urbanismo, vencedora da licitação para elaboração do projeto técnico, apresentaram todo trabalho pautado em base gráfica que analisou os diversos elementos arquitetônicos do local e de suas necessidades de ajuste.

- Continua após a publicidade -

O projeto contempla obras de melhoria geral na edificação como o tratamento acústico, climatização, instalações, modernização dos sistemas hidráulico e elétrico, equipamentos de segurança, além de obras de acessibilidade aos diferentes níveis do teatro, inclusive, palco, um café, no foyer superior aberto ao público e restauro nos elementos arquitetônicos e ornamentais do local.

Após a entrega do projeto, o trabalho entra em uma nova etapa, em que o Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES) fará a licitação das empresas que realizarão a execução das obras.

Reforma é para valorizar um dos maiores patrimônios culturais do Estado

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, a reforma do Theatro Carlos Gomes é extremamente importante por se tratar de um dos maiores patrimônios culturais do Estado. O secretário disse ainda que o projeto técnico é resultado de um grande trabalho das equipes envolvidas. Ele também destacou os traços de acessibilidade e as melhorias na organização do espaço administrativo, pois abrange o dia a dia do trabalho tanto dos artistas que se apresentam quanto da equipe do teatro.

Sobre o projeto técnico

A elaboração do projeto de restauração e reforma do Theatro Carlos Gomes foi iniciada em junho de 2020, com a assinatura da Ordem de Serviço do Contrato nº 005/2020 celebrado entre o Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES), e a empresa Arquistudio Arquitetura e Urbanismo.

A gestão do contrato é de responsabilidade do DER-ES e o acompanhamento técnico da Secult é feito pela Gerência de Memória e Patrimônio (GMP) e pela Gerência de Espaços e Articulação Cultural (Geac). O investimento nesta fase do projeto foi de R$ 337 mil em recursos do Estado. No total, a fase de consultoria e visita técnica levou sete meses para a sua elaboração. Assim que concluir os últimos detalhes do projeto e a parte de planilhas orçamentárias, que ainda são de responsabilidade da empresa contratada, o DER fará a licitação para definir a empresa que executará a restauração e modernização do local.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA