23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Tendências para o ano novo

O que as empresas podem esperar de 2021

Chegamos ao final de 2020; um ano de desafios impostos por uma pandemia jamais vista. Os efeitos dessa crise sanitária causaram profundos impactos nos negócios e tornam o futuro ainda mais incerto. Passado o momento em que a ordem era sobreviver em meio ao caos, é hora de pensar nas tendências para 2021, que trazem riscos, mas também oportunidades.

Os esforços globais de combate ao COVID-19 injetaram muita liquidez nas economias, reduziram juros a praticamente zero, senão negativos. Tais circunstâncias trazem grandes possibilidades para países em desenvolvimento, como o Brasil. Ainda que a situação fiscal aponte para problemas no futuro, 2021 deve reservar uma janela de oportunidade para bons negócios.

- Continua após a publicidade -

A transformação digital tornou-se um imperativo para às empresas. Digitalizar os processos exigirá mudanças fundamentais de tecnologia, cultura e operações.

A tecnologia facilita as operações da empresa e abre espaço para o foco naquilo que realmente importará daqui frente: o propósito. 2021 é o ano para se focar no lucro com impacto social e ambiental, para se priorizar o bem-estar da humanidade.

O home office, que se tornou tão comum, dá o tom para a necessidade de flexibilidade no ambiente de trabalho. Os novos profissionais – os nativos digitais – têm valores e necessidades bastante diferentes das gerações anteriores. Eles não priorizam a estabilidade no trabalho, mas a qualidade de vida, a saúde física e mental, a autogestão e o desenvolvimento humano. Estar atento a isso será fundamental para as empresas atraírem talentos com sucesso.

No campo do marketing, destaca-se a integração on-line e off-line. As transações comerciais se darão cada vez mais no meio virtual e as lojas físicas deixarão de ser apenas um local de compras, mas um espaço onde as marcas deverão proporcionar experiências cada vez melhores aos seus consumidores.

As empresas também devem considerar o marketing digital em seus planos para o ano novo. Vale destacar os conteúdos digitais gerados pela empresa ou pelos próprios usuários, as vendas pelas redes sociais, as interações ao vivo (lives) com o público-alvo e outras estratégias digitais cada vez mais inteligentes. O futuro já chegou. Como sua empresa irá vivê-lo?


Tendências para o ano novoReinventando as Organizações: Um guia para criar organizações inspiradas no próximo estágio da consciência humana

Frederic Laloux

Partindo de diversos paradigmas que marcaram a evolução das organizações, o autor apresenta um modelo organizacional, baseado na descentralização de poder e na autogestão e explica as condições necessárias para que esse novo tipo de organização funcione.

Laloux identificou e estudou doze organizações, de segmentos e portes variados, com e sem fins lucrativos, que trabalham de acordo com esse paradigma. São empresas que variam do home care à fabricação de autopeças, de processamento de massas de tomate à vestuário. Com riqueza de detalhes, o autor mostra como essas empresas reinventaram seus sistemas de gestão, envolvendo estrutura organizacional, tomada de decisões, remuneração, gestão de desempenho e informação.

Frederic Laloux foi sócio da McKinsey & Co, é coach, conselheiro e facilitador para líderes corporativos que buscam adotar novos sistemas organizacionais.

O livro é indicado para todos que busquem modernizar a gestão dos seus negócios, tornando-a mais alinhada ao propósito e adequada a estágio de evolução da consciência humana.


“ Estamos aqui para fazer alguma diferença no universo, senão, por que estar aqui?”  (Steve Jobs)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA