Tempestade pode chegar ao litoral capixaba, alerta Marinha

A tempestade Kurumí tratá ventos e até 63 km/h. - Foto: Pixelbay

A Tempestade “Kurumí” se aproxima do litoral do Espírito Santo, com os ventos que podem superar 63 km/h e causar fortes chuvas

Um ciclone subtropical está se formando no litoral do Espírito Santo, de acordo com um alerta emitido pela Marinha do Brasil. O aviso informa, ainda, que ele poderá ser sentido a partir desta quinta-feira (23).

Segundo a Marinha, a tempestade chamada de “Kurumí”, que no tupi-guarani significa “menino”, trará ventos que podem alcançar 63 km/h até este sábado (25).

Além disso, a tempestade se formará alto-mar, entre o Norte do Estado do Rio de Janeiro e o Sul do Estado do Espírito Santo, podendo alcançar ventos de até 87 km/h e provocar ondas de até 4 metros.

Chuvas

O governo federal emitiu na noite dessa terça-feira (21) um alerta conjunto para a possibilidade de chuvas intensas, com altos índices pluviométricos, no Espírito Santo. O informe foi emitido em conjunto com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).

Leia Também:

A previsão de que os índices pluviométricos no estado podem variar entre 150 e 400 milímetros, o que pode resultar em problemas para a população, como a possibilidade de ocorrerem desastres naturais como inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra em áreas de risco.

A projeção é que as chuvas mais intensas deverão começar a cair nesta quarta-feira (22) e podem prosseguir até o final de semana.

Alertas

A população pode ser avisada pelos órgãos ligados à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) enviam alertas por SMS nos celulares e mensagens nas TVs por assinatura. Saiba mais aqui!

Alerta Defesa Civil.
Ao cadastrar o número de telefone, uma mensagem de confirmação será recebida. – Foto: Reprodução

Para se cadastrar pelo telefone, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP e as mensagens são gratuitas.

Já na TV, os alertas são emitidos diariamente. O serviço também é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.

Leia Também: