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segunda-feira, 17 DE março DE 2025

Tecnologia impulsiona serviços públicos e melhora a vida da população

Ferramentas digitais levam avisos sobre chuvas e tempestades a moradores

Por Fabio Gabriel

A tecnologia já se tornou parte essencial da rotina, auxiliando desde tarefas domésticas e atividades profissionais até a gestão pública. Com boa parte da população conectada por smartphones e dispositivos digitais, o governo federa, os estaduais e municipais têm investido em soluções tecnológicas para melhorar a prestação de serviços. Um exemplo disso é a adoção de sistemas de alerta por SMS pelas Defesas Civis em todo o país, com o objetivo de informar a população sobre riscos de chuvas intensas e tempestades.

No Espírito Santo, os moradores contam atualmente com três tipos de alertas climáticos: SMS, Defesa Civil Alerta (Cell Broadcast) e WhatsApp, todos focados na proteção diante de enchentes e deslizamentos. A tecnologia tem se consolidado como uma importante aliada na prevenção de desastres naturais.

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Como funciona?

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) utiliza a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), fornecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), para emitir avisos sobre riscos climáticos.

Atualmente, três canais distintos são utilizados para a emissão desses alertas: mensagens por SMS, notificações pelo sistema Defesa Civil Alerta (Cell Broadcast) e mensagens via WhatsApp. Cada plataforma possui características específicas que facilitam o alcance de informações ao público.

Tecnologia impulsiona serviços públicos e melhora a vida da população
Defesa Civil do Rio de Janeiro e Duque de Caxias também enviam alerta de chuvas. Divulgação

Para o recebimento de alertas por SMS, é necessário enviar uma mensagem com o CEP de interesse para o número 40199. O objetivo é informar sobre riscos de enchentes, deslizamentos e outras situações críticas que possam ameaçar a segurança da população.

O serviço via WhatsApp também está disponível. Basta adicionar o número (61) 2034-4611 e enviar um “olá”. O sistema automatizado permite configurar áreas de interesse, consultar alertas ativos e acessar orientações de segurança em caso de emergências.

Já o Defesa Civil Alerta (Cell Broadcast) não exige cadastro, sendo enviado automaticamente para todos os celulares conectados às antenas da região afetada, independentemente do DDD As notificações surgem diretamente na tela do celular, como pop-ups que se sobrepõem ao conteúdo visualizado. As mensagens trazem informações claras sobre o tipo de risco e ações recomendadas, garantindo uma comunicação eficiente em situações críticas, como ocorreu durante as fortes chuvas de janeiro de 2025.

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