25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Técnica ajuda a evitar queda de cabelo durante tratamento de câncer

Com uma “touca inglesa”, o tratamento está sendo realizado na Santa Casa de Vitória, como um projeto piloto.

Por Dayane Paradizzo

A queda de cabelo é um dos grandes efeitos colaterais durante o processo da quimioterapia, no combate ao câncer. Para reduzir esse efeito, o Hospital Santa Casa de Vitória começou nesta segunda-feira (8) um projeto piloto utilizando a técnica da “touca inglesa” para pacientes diagnosticadas com câncer de mama.

- Continua após a publicidade -

O chefe do setor de oncologia do hospital e um dos idealizadores do projeto Juntos Pela Mama, Dr. Vitor Fiorin, explica que a técnica consiste em um resfriamento do couro cabeludo da paciente, diminuindo a temperatura na raiz do cabelo e a quantidade e o fluxo de sangue naquela região. Com isso, a quimioterapia terá menos efeitos colaterais nas células do cabelo, reduzindo a chance de queda. O tratamento por meio da touca é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A tecnologia que oferecemos na Santa Casa é a mais moderna disponível no mundo e, a partir de hoje, as nossas pacientes do SUS utilizarão o mesmo modelo que os melhores centros de oncologia oferecem para os seus pacientes”, afirma Vitor. A Santa Casa de Vitória é o segundo hospital do país a utilizar a ferramenta.

O médico explica que a touca pode ser utilizada em pacientes com qualquer tipo de câncer não hematológico, como mama, intestino, próstata, pulmão e estômago. “Inicialmente, por se tratar de um projeto piloto, apenas pacientes com câncer de mama serão selecionados para o uso da touca gelada. Em breve, pretendemos expandir para todos diversos outros tipos de câncer”, afirma.

Estudos apontam que a touca pode diminuir em 60% a queda de cabelo, chegando até a 90% em alguns casos. Para o médico, manter os fios faz com que as pacientes tenham a autoestima elevada, o que contribui para o sucesso do tratamento.

“Devemos incluir nesta etapa em torno de 100 sessões por mês para o uso das toucas inglesas, o que para nós, tanto como médicos como seres humanos, é motivo de enorme realização”, conclui.

O governador Renato Casagrande esteve presente na Santa Casa, junto a Vitor, a provedora da Irmandade do hospital, Maria da Penha Rodrigues D’Avila; e a mastologista e também idealizadora do Juntos Pela Mama, Dra. Danielle Chambô, prestigiando o uso da técnica nas primeiras pacientes capixabas.

Técnica ajuda a evitar queda de cabelo durante tratamento de câncer
Foto: Divulgação

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA