22.1 C
Vitória
segunda-feira, 27 maio, 2024

TCE-ES lidera ranking geral de transparência

No ranking geral, que considera conjuntamente os dois tipos de transparência, o TCE-ES foi o mais bem avaliado, ao lado de MG, Rondônia e São Paulo

Por Josué de Oliveira

Uma pesquisa realizada pelo Observa TC colocou o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) como o melhor, junto com outros dois estados, na categoria “Transparência Ativa e Passiva de Informações ao Cidadão” do país.

- Continua após a publicidade -

O Oberva TC é uma iniciativa do Observatório Social de Brasília (OSB. No ranking geral, que considera conjuntamente os dois tipos de transparência, o TCE-ES foi o mais bem avaliado, ao lado de Minas Gerais, Rondônia e São Paulo.

A Corte capixaba também alcançou a primeira classificação dos tribunais que ofereceram melhores respostas aos cidadãos, na forma de transparência passiva, junto com Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Em ofício enviado ao TCE-ES, o diretor administrativo e financeiro do OSB, Onésimo Staffuzza, informou que, em breve, será feita nova coleta de dados junto aos tribunais de contas de todo o país.

“A intenção é de continuar colaborando na busca de caminhos e métodos que possam ampliar a transparência dos órgãos de controle e facilitar o acompanhamento de suas atividades pelos cidadãos”, disse.

O Observa TC é um projeto de iniciativa do Observatório Social de Brasília (OSB). Seu objetivo é conhecer, divulgar e avaliar o desempenho dos tribunais de contas, órgãos de controle indispensáveis para a boa administração pública nas esferas municipal, estadual e federal.

As fontes de dados para as pesquisas foram os sites oficiais dos tribunais de contas, em páginas indicadas por meio de links ou ainda por meio de solicitações com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA