23.3 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

Desemprego no ES fica menor do que média nacional

Leia Também

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies

Os saldos das obrigações suspensas devem ser pagos de forma diluída. Saiba mais! O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que suspende o pagamento de...

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Terminam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, são ofertadas vagas na modalidade a distância. Saiba mais! Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino...

IBGE apontou que outros 9 Estados também apresentaram queda

Uma notícia animadora para o mercado de trabalho do Espírito Santo. A taxa de desocupação no Estado reduz e fica abaixo da média nacional no segundo trimestre deste ano. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Nos primeiros três meses de 2019, a porcentagem capixaba estava em 12,1%. No segundo houve uma redução de 1,2 pontos percentuais, ficando em 10,9%. Ouve queda no Espírito Santo também se comparado ao segundo trimestre de 2018, período em que foi anotado um percentual de 12% da taxa.

Ao todo, outras noves unidades da federação apresentaram redução na taxa de desocupação entre os dois primeiros trimestres do ano, ficando o Acre no topo, que passou de 18% para 13,6 (-4,4pp). Seguiram a tendência de queda, na ordem, Amapá (-3,3pp), Rondônia (-2,2pp), Amazonas (-2,0), Maranhão (-1,7), Minas Gerais (-1,6), Alagoas (-1,4). Tecnicamente, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul empataram com o Espírito Santo, com -1,2 em cada ente. Os outros Estados ficaram estáveis e em nenhum houve aumento.

Brasil

No segundo trimestre, a taxa de desemprego do país recuou para 12%, percentual inferior aos 12,7% do primeiro trimestre deste ano e aos 12,4% do segundo trimestre de 2018.

Um contingente de 3,35 milhões de desempregados no país procura trabalho há pelo menos dois anos. Portanto, o número equivale a 26,2% (ou cerca de uma em cada quatro pessoas) no total de desocupados no Brasil. Os números do segundo trimestre deste ano são recorde desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.

Segundo o levantamento, no segundo trimestre de 2018 o contingente de desempregados procurando trabalho há no mínimo dois anos tinha menos 196 mil pessoas. Ou seja, era de 3,15 milhões.

No segundo trimestre de 2015, o total era de 1,43 milhão de pessoas, ou seja, menos da metade do segundo trimestre deste ano.

Análise da taxa de desocupação

“A proporção de pessoas à procura de trabalho em períodos mais curtos está diminuindo, mas tem crescido nos mais longos. Parte delas pode ter conseguido emprego, mas outra aumentou seu tempo de procura para os dois anos”, avalia a analista da PNAD Contínua Adriana Beringuy.

Infográfico da taxa de desocupação dos dois primeiros trimestres do ano de 2019
Fonte: PNAD Continua – Mercado de trabalho

*Da redação com informações da Agência Brasil


LEIA TAMBÉM
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais! O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas...

Nascidos em abril podem sacar primeira parcela de auxílio hoje

Caixa paga terceiro lote do benefício. Saiba mais! Cerca de 400 mil beneficiários do auxílio emergencial, contemplados no terceiro lote do benefício, podem sacar hoje (9) os...

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade