Apesar de não oferecer o status e benefícios tão sonhado, a PME dá uma grande oportunidade de aprendizado e participação ativa
Por Ivi Rafaela
Começar a carreira profissional em uma grande empresa pode parecer uma ótima alternativa. Os motivos são inúmeros. Sensação de segurança, possibilidade de maior remuneração e até alguns benefícios como bônus, carro, cursos, celular corporativo, isso sem contar plano de saúde e outros que também contemplam a família. Sem contar o status de poder falar que é funcionário de uma grande empresa. Mas, esses fatores não são determinantes no sucesso na carreira dos sonhos.
Marcela Calazans, Mentora de Carreira e Negócios afirma que o tamanho da empresa influencia as experiências do profissional, mas não é o único fator que determina a jornada da carreira. “É comum quando as pessoas vão iniciar suas carreiras, a tendência de escolher uma empresa de grande porte, multinacional ou nacional, de preferência alguma que seja bem conhecida, deixando as empresas de menor porte como segunda alternativa.”, conclui.
- Acacci inicia venda de tickets para o McDia Feliz
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Apesar de nem sempre poder oferecer diversos benefícios extras, nem o tão sonhado “status”. Trabalhar em uma Pequena e Média Empresa, a PME tem inúmeras vantagens a serem consideradas. “A estrutura (ou a falta de estrutura) nessas empresas exige que os seus colaboradores tenham que atuar em diferentes funções para resolver as tarefas do dia a dia. Se não conhece ou não sabe executar algo, o profissional é “forçado” a buscar soluções, pesquisando, estudando, falando com outras pessoas (que podem trabalhar em organizações maiores) e assim por diante, com foco na resolutividade. Isso, inclusive, é um incentivo desafiador para se diferenciar dos demais.”, explica Calazans.
O mesmo impulso pode não acontecer nas grandes companhias, onde cada colaborador é responsável por apenas determinada função, sem a possibilidade de ser demandado para multitarefas. E consequentemente, não conseguem atender essa demanda de aprendizado e crescimento. E alguns profissionais, com grande potencialidade e talento, se acomodam no “status” do cargo e da instituição, bem como nos benefícios extras além salário.
A oportunidades de expansão de conhecimentos e práticas em diversas atividades da área de atuação não é a única vantagem em optar por construir carreira em uma PME. A sensação de recompensas pela satisfação de aprender e de estar mais ativo, o relacionamento mais próximo com times de diferentes áreas e níveis hierárquicos da empresa, contribuindo para trocas de experiências, além da participação direta na construção dos resultados são só alguns dos benefícios.
“Nota-se que nas PMEs é relativamente mais fácil de ser notado, tendo em vista que os proprietários e líderes geralmente tem contato direto e frequente com o time. Podem, assim, observar diretamente aqueles profissionais que contribuem de forma positiva e geram valores relevantes com suas atuações na empresa. ”, acrescenta a mentora.
Recomendações para crescer e se destacar em PMEs:
- Objetivos de Carreira: mais importante do que escolher o porte da empresa em que deseja trabalhar é ter clareza dos objetivo de carreira que almeja realizar. Isso serve para qualquer área de atuação e qualquer momento da vida profissional. Vale lembrar que o nossos objetivos de carreira estão diretamente ligados aos nossos objetivos de vida, ou seja, o estilo que queremos viver, dia após dia.
- Talentos: conhecer os próprios talentos, habilidades e interesses ajudam buscar lugares mais coerentes para construção de uma carreira promissora. O processo do autoconhecimento enriquece e agiliza as tomadas de decisão sobre os caminhos profissionais a seguir. Isto é, você decide de acordo com o que faz sentido para si.
- Oportunidades: identificar as oportunidades e tendências de mercado podem facilitar a escolha e a busca de empresas para trabalhar.
- Agilidade nas entregas: conciliando os próprios talentos dedicados a demandas reais é possível ser rápido na execução e conferir qualidade dos resultados. Isto é, realizar com velocidade e de acordo com o que foi demandado.
- Resultados surpreendentes: é um diferencial significativo estar disposto a entregar mais do que o esperado, ou seja, surpreender. Poucos profissionais permanecem dispostos a gerar mais valor do que o esperado para a empresa e para os clientes (internos e externos).
- Relacionamentos estratégicos: conviver amigavelmente e de forma colaborativa é fundamental para criar alianças e parcerias no ambiente de trabalho. Oferecer ajuda para quem precisa e contar com a ajuda daqueles que estão mais desenvolvidos nas competências que deseja aprimorar. Relacionar-se com interesse genuíno nos demais e não apenas manter contato quando precisa de algo.
- Apoio ao desenvolvimento: contar com mentores especialistas em carreiras é uma das estratégias para construir os caminhos de desenvolvimento profissional e escalar uma carreira sustentável. É o movimento orientado e consistente que geram os melhores resultados.