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quinta-feira, 18 abril, 2024

Tamanho da empresa pode influenciar em uma carreira de sucesso

Apesar de não oferecer o status e benefícios tão sonhado, a PME dá uma grande oportunidade de aprendizado e participação ativa

Por Ivi Rafaela

Começar a carreira profissional em uma grande empresa pode parecer uma ótima alternativa. Os motivos são inúmeros. Sensação de segurança, possibilidade de maior remuneração e até alguns benefícios como bônus, carro, cursos, celular corporativo, isso sem contar plano de saúde e outros que também contemplam a família. Sem contar o status de poder falar que é funcionário de uma grande empresa. Mas, esses fatores não são determinantes no sucesso na carreira dos sonhos.

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Marcela Calazans, Mentora de Carreira e Negócios afirma que o tamanho da empresa influencia as experiências do profissional, mas não é o único fator que determina a jornada da carreira. “É comum quando as pessoas vão iniciar suas carreiras, a tendência de escolher uma empresa de grande porte, multinacional ou nacional, de preferência alguma que seja bem conhecida, deixando as empresas de menor porte como segunda alternativa.”, conclui.

Apesar de nem sempre poder oferecer diversos benefícios extras, nem o tão sonhado “status”. Trabalhar em uma Pequena e Média Empresa, a PME tem inúmeras vantagens a serem consideradas. “A estrutura (ou a falta de estrutura) nessas empresas exige que os seus colaboradores tenham que atuar em diferentes funções para resolver as tarefas do dia a dia. Se não conhece ou não sabe executar algo, o profissional é “forçado” a buscar soluções, pesquisando, estudando, falando com outras pessoas (que podem trabalhar em organizações maiores) e assim por diante, com foco na resolutividade. Isso, inclusive, é um incentivo desafiador para se diferenciar dos demais.”, explica Calazans.

O mesmo impulso pode não acontecer nas grandes companhias, onde cada colaborador é responsável por apenas determinada função, sem a possibilidade de ser demandado para multitarefas. E consequentemente, não conseguem atender essa demanda de aprendizado e crescimento. E alguns profissionais, com grande potencialidade e talento, se acomodam no “status” do cargo e da instituição, bem como nos benefícios extras além salário.

A oportunidades de expansão de conhecimentos e práticas em diversas atividades da área de atuação não é a única vantagem em optar por construir carreira em uma PME. A sensação de recompensas pela satisfação de aprender e de estar mais ativo, o relacionamento mais próximo com times de diferentes áreas e níveis hierárquicos da empresa, contribuindo para trocas de experiências, além da participação direta na construção dos resultados são só alguns dos benefícios.

“Nota-se que nas PMEs é relativamente mais fácil de ser notado, tendo em vista que os proprietários e líderes geralmente tem contato direto e frequente com o time. Podem, assim, observar diretamente aqueles profissionais que contribuem de forma positiva e geram valores relevantes com suas atuações na empresa. ”, acrescenta a mentora.

Recomendações para crescer e se destacar em PMEs:

  1. Objetivos de Carreira: mais importante do que escolher o porte da empresa em que deseja trabalhar é ter clareza dos objetivo de carreira que almeja realizar. Isso serve para qualquer área de atuação e qualquer momento da vida profissional. Vale lembrar que o nossos objetivos de carreira estão diretamente ligados aos nossos objetivos de vida, ou seja, o estilo que queremos viver, dia após dia.
  2. Talentos: conhecer os próprios talentos, habilidades e interesses ajudam buscar lugares mais coerentes para construção de uma carreira promissora. O processo do autoconhecimento enriquece e agiliza as tomadas de decisão sobre os caminhos profissionais a seguir. Isto é, você decide de acordo com o que faz sentido para si.
  3. Oportunidades: identificar as oportunidades e tendências de mercado podem facilitar a escolha e a busca de empresas para trabalhar.
  4. Agilidade nas entregas: conciliando os próprios talentos dedicados a demandas reais é possível ser rápido na execução e conferir qualidade dos resultados. Isto é, realizar com velocidade e de acordo com o que foi demandado.
  5. Resultados surpreendentes: é um diferencial significativo estar disposto a entregar mais do que o esperado, ou seja, surpreender. Poucos profissionais permanecem dispostos a gerar mais valor do que o esperado para a empresa e para os clientes (internos e externos).
  6. Relacionamentos estratégicos: conviver amigavelmente e de forma colaborativa é fundamental para criar alianças e parcerias no ambiente de trabalho. Oferecer ajuda para quem precisa e contar com a ajuda daqueles que estão mais desenvolvidos nas competências que deseja aprimorar. Relacionar-se com interesse genuíno nos demais e não apenas manter contato quando precisa de algo.
  7. Apoio ao desenvolvimento: contar com mentores especialistas em carreiras é uma das estratégias para construir os caminhos de desenvolvimento profissional e escalar uma carreira sustentável. É o movimento orientado e consistente que geram os melhores resultados.

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