22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Tabela de fretes discutida entre caminhoneiros e agência de transporte

Duas tabelas já foram propostas, mas os grupos interessados na definição das regras de frete não entraram em acordo

As negociações para uma nova tabela com os preços mínimos de fretes para o transporte rodoviário brasileiro voltar a ser assunto de reunião em Brasília. Representantes de caminhoneiros e técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se encontram às 15h30 desta segunda-feira (11).

As conversações a respeito de uma terceira versão da tabela de frete começaram na última sexta-feira (8). Um dia antes, o governo federal havia anunciado que a segunda versão seria suspensa. Técnicos da autarquia federal e do Ministério dos Transportes também trataram do assunto no sábado.

- Continua após a publicidade -

O tabelamento do frete foi uma das reivindicações de caminhoneiros atendidas pelo governo no fim do mês passado. O objetivo foi tentar pôr fim à paralisação que durou 11 dias, afetando amplos setores da economia.

Tabelas de frete

As duas primeiras tabelas são alvos da disputa de interesses entre caminhoneiros e representantes do setor produtivo. De um lado, donos de transportadoras rodoviárias e caminhoneiros autônomos se queixam de que os valores atualmente pagos pelo frete mal cobrem os custos das viagens. De outro lado, empresários de outros segmentos, principalmente agropecuário, alegam que o estabelecimento de um valor mínimo para o frete limita a concorrência e aumenta os custos de transporte de cargas.

De acordo com a assessoria da ANTT, a reunião desta segunda-feira não deve ser conclusiva. Também não há previsão de quando será anunciada a terceira versão da tabela.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA