24.4 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Suzano vai conectar meio milhão de hectares para preservar biodiversidade

A Suzano se compromete, até 2030, a conectar meio milhão de hectares para a preservar biodiversidade nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia

Por Samantha Dias 

Biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia serão contemplados pela iniciativa que promoverá a conexão de meio milhão de hectares nesses territórios. A área conectada equivale a quatro vezes a cidade do Rio de Janeiro.

- Continua após a publicidade -

No último ano, a Suzano realizou uma consulta para identificar oportunidades e desafios de preservação, quando identificou que a fragmentação de habitats é uma das principais ameaças à perda de biodiversidade no Brasil e no mundo. Assim, a partir das áreas prioritárias para conservação definidas pelo Ministério do Meio Ambiente, e das Unidades de Conservação de proteção integral, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), foram identificados os principais alvos de remanescentes naturais fragmentados a serem conectados. Em seguida, definiu-se as rotas de ligação por meio da implantação de corredores e a empresa  se comprometeu a conectar meio milhão de hectares para preservar biodiversidade.

Aproximadamente 1.850 fragmentos isolados de floresta serão alvos da conexão e, ao promover esta união, algumas ameaças serão evitadas e/ou reduzidas, como, por exemplo, a redução de variabilidade genética e insucesso reprodutivo em função do isolamento de espécies, a perda da resiliência às mudanças climáticas, bem como o desequilíbrio entre pragas, doenças e inimigos naturais.

“Assumimos um grande desafio, que pressupõe o engajamento de diferentes atores, já que nossa meta não contempla apenas áreas de propriedade da Suzano. Assim, temos a ambição de criar um movimento colaborativo, diversificado e contínuo, que contribua efetivamente para a conservação de espécies hoje ameaçadas”, afirma Pablo Machado, Diretor Executivo para China e, atualmente, também responsável pela área de Sustentabilidade da Suzano.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA