16.9 C
Vitória
sábado, 15 junho, 2024

Sustentabilidade e inovação são tema de fórum no Dia da Indústria

O INOVINTECH, em Vitória, vai discutir sobre inovação, tecnologia e economia circular com a apresentação de cases de sucesso

Por Amanda Amaral 

Um novo tipo de areia para a construção civil, a transformação de resíduos em novos produtos e o uso de moedas virtuais na economia circular. Este são alguns dos cases a serem apresentados durante um evento, que acontece em Vitória, e pretende discutir a sustentabilidade e a inovação, e como conectar processos produtos às novas demandas.

- Continua após a publicidade -

É o INOVINTECH, Fórum de Inovação e Tecnologia na Indústria, que será realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), nesta quarta-feira (25), quando é comemorado o Dia da Indústria.

Novo Tipo de Areia

Paulo Baraona e Adauto Caldara, diretores da EcoTech Areia, apresentam um dos cases do evento, trazendo ao mercado um tipo de areia que é coproduto da mineração.

“É uma areia certificada, que segue todos os parâmetros técnicos para utilização nas mais diversas áreas, indo, inclusive, além quando se pensa na qualidade e na relação custo-benefício. O produto pode ser usado da construção civil ao saneamento, gerando blocos de concreto, argamassa, colchão para pavimento, só para citar alguns exemplos”, explica Caldara.

O produto passou por testes de diversas universidades e associações do setor e já é certificado por instituições nacionais e internacionais, como IPT, ABCP, Instituto Falcão Bauer, Universidade de Queensland e Universidade de Genebra.

Coproduto Sustentável

No evento, segundo Adauto Caldara, os participantes poderão conferir blocos de concreto produzidos com areia comum e com a areia distribuída pela Ecotech. “Temos um produto que garante, por exemplo, um bloco de concreto menos poroso, mais uniforme, o que é sinônimo de qualidade e estabilidade”, ressalta.

Ele destaca ainda que a indústria da mineração dedicou anos de estudo para desenvolver um coproduto sustentável, de qualidade e economicamente viável.

“Nesse sentido, é necessário também pontuar a importância do setor para a economia do Espírito Santo, do Brasil e do mundo. Gerar areia de qualidade como coproduto é também uma forma de manter volumes de produção, já que a redução traz consigo um impacto social e econômico muito representativo”, afirma.

Economia circular

Paulo Baraona, também diretor da Ecotech, ressalta que outro atributo fundamental da areia é ter sido desenvolvida dentro de um conceito de sustentabilidade e economia circular.

“O coproduto de uma cadeia – neste caso, a mineração – traz solução para uma importante questão na área e passa a ter uma destinação permanente em outros setores, evitando o impacto ambiental que algumas formas de extração de areia podem representar. Ou seja, há o aproveitamento efetivo daquilo que não seria utilizado. Trata-se, portanto, de um produto realmente alinhado com os novos tempos, em que desenvolvimento econômico, social e ambiental tem que andar juntos”, considera.

Resíduos e Novos Produtos

Durante o INOVINTECH outra discussão terá como foco a economia circular, levando ao conhecimento dos participantes iniciativas concretas que prometem fazer da tecnologia uma importante aliada na construção de uma cultura mais sustentável.

Sustentabilidade e inovação são tema de fórum no Dia da Indústria

Paulo Baraona, diretor da Ecotech, ressalta que a areia possui conceito de sustentabilidade e economia circular. Foto: Divulgação

Quem fala sobre o tema é Romário José Correa de Araújo, presidente do SimReciclo, que acumula uma experiência de mais de 20 anos de trabalho em prol do reaproveitamento de resíduos e da construção de uma cultura de economia circular.

Ele aborda o trabalho realizado em parceria pelo Sinduscon e a SimReciclo, já em andamento. “O objetivo do projeto é garantir a destinação correta dos resíduos dos canteiros de obras, gerando um processo “limpo” e sustentável da licença à entrega dos empreendimentos”, afirma.

De acordo com Romário, a proposta para o setor é utilizar tecnologia com web 3.0 com foco em sanar passivos ambientais, transformando os resíduos em novos produtos.

Tecnologia e Moedas Virtuais

Além desse case, ele apresenta no evento outro projeto inovador que prevê o uso da tecnologia e das moedas virtuais para estimular a separação de plástico – como iniciativa piloto -, viabilizando também a logística da coleta porta a porta e a destinação para o reaproveitamento, além da monetarização da atitude do consumidor final que gera o resíduo diariamente em sua casa.

“O trabalho liga as “pontas” do processo por meio da tecnologia, gerando efetivamente o que chamamos de economia circular, e torna o cidadão protagonista na mudança de hábitos por uma cultura sustentável. A mudança que queremos ver no mundo tem que começar a ser construída com a atitude do cidadão, com menos burocracia e mais inteligência e agilidade”, diz.

Saiba Mais Detalhes do Evento

Evento: INOVINTECH – Fórum de Inovação e Tecnologia na Indústria.
Tema: Inovação, tecnologia e economia circular.
Data: 25 de maio
Horário: Das 8h30 às 12 horas.
Onde: Auditório do Sinduscon. Av. Nossa Sra. da Penha, 1830, Barro Vermelho, Vitória.

Com informações do Sinduscon. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA