25.9 C
Vitória
segunda-feira, 16 maio, 2022

Sustentabilidade também é assunto automobilístico

Leia Também

As montadoras já investem em tecnologias sustentáveis que já são realidade e estão presentes em vários veículos no Brasil

Sendo assunto importante por muitos motivos, a sustentabilidade é tema cada vez mais recorrente, em vários segmentos de mercado. No setor automotivo não é diferente: as montadoras têm inovado para oferecer aos motoristas opções de carros mais sustentáveis que possam suprir suas necessidades.

E para se adaptar cada vez mais a esse cenário, as montadoras passaram a investir constantemente em capacitações. “Uma trajetória focada na melhoria contínua dos processos produtivos para a preservação dos recursos naturais já fazem parte da cultura organizacional da marca”, explica Márcio Lessa, gerente comercial da Vitória Motors Mercedes-Benz.

Com a prática e processos totalmente focados em sustentabilidade, as montadoras já investem em tecnologias sustentáveis que já são realidade e estão presentes em vários veículos no Brasil. Confira algumas delas!

Tecnologias para carros mais sustentáveis
Freios regenerativos

Esse tipo de freio funciona a partir da transformação da energia cinética (liberada durante a frenagem) em energia elétrica. Dentros dos veículos híbridos e elétricos, a energia é armazenada na bateria e faz o carro se mover.

Nos veículos convencionais, a energia fica armazenada na bateria responsável pelos componentes elétricos do carro, não havendo necessidade utilizar combustível do motor para recarregar a bateria.

Sistema Start & Stop

Uma das grandes tecnologias desenvolvidas a partir dos conceitos de sustentabilidade, já faz parte de modelos de diversas marcas e uma tendência forte para todos os veículos do futuro.

O Start & Stop funciona da seguinte forma: quando um veículo se aproxima de um sinal vermelho ou de um longo trânsito pela frente, o carro desliga automaticamente após a parada e só retorna a ligar quando o motorista retira o pé do freio e acelera.

Dependendo do tipo de veículo, a redução da emissão de gases poluentes chega ser de 15%. E além disso, o sistema auxilia na também na economia de combustível.

Iluminação em LED

No mercado automotivo, também já existem modelos que adotam os faróis e lanternas em LED. O motivo para isso, é que as lanternas além de terem uma longa duração (que podem chegar até 100 mil horas, durando mais de 11 anos ligadas sem interrupção!), ocasiona uma economia de energia elétrica em até 70%.

E além da economia de energia elétrica do veículo, os faróis e as lanternas em LED iluminam muitas mais e não esquentam, proporcionando diminuição do impacto ambiental.

Carros elétricos

Não há nenhuma dúvida de que os automóveis elétricos, são os carros de produção mais limpa e possuem emissão absolutamente zero de carbono.

Apesar da energia elétrica para carregar estes veículos vir de combustíveis fósseis, estudos demonstram que eles ainda emitem menos CO2 do que os veículos convencionais. E além disso, os modelos elétricos ainda conseguem resolver o problema de poluição das cidades, grandes inimigos da saúde e bem-estar do planeta.

“A maior parte da poluição do ar nas cidades é proveniente de automóveis. Entretanto, os veículos elétricos podem reduzir consideravelmente a poluição do ar e a poluição sonora, pois são totalmente silenciosos”, afirma Guto Roque, gerente geral da Land Vitória.

Hidrogênio

O hidrogênio é um recurso renovável e de fornecimento ilimitado. E também, é o elemento mais abundante do Universo e sua queima é limpa. Por isso, algumas montadoras já possuem protótipo desses veículos.

Por enquanto, isso é apenas uma tendência. A produção desses automóveis possuem um alto custo e teria de haver uma enorme adaptação em postos de combustíveis para o abastecimento desses veículos.

Carros e montadoras que contam com essas tecnologias
No Brasil, já existem diversos veículos com essas tecnologias a venda. Entretanto, há também previsão da chegada de novos modelos com essas características para agregar mais sustentabilidade nos portfólios das marcas.

A Mercedes-Benz já conta com alguns modelos. Os lançamentos EQC 400 – veículo totalmente elétrico – e o novo GLB, que chegam ao Brasil em outubro, fazem parte do portfólio de veículos sustentáveis da marca, por apresentarem as tecnologias de iluminação de LED e os freios regenerativos.

A Jaguar Land Rover também investe em estudos para desenvolver “carros verdes”. A montadora trabalha para selecionar materiais como o couro, borracha, madeira e algodão de formas sustentáveis.

O Jaguar I-Pace é um modelo projetado pensando em sustentabilidade e na redução de gases poluentes na atmosfera. Já disponível para venda no Brasil, o veículo levou prêmios de Carro Verde do Ano em 2019, por sua característica de emissão zero, além do Prêmio ECOBEST da Autobest.

Continua após publicidade

Mais Motores

Blogs e colunas