29.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Ales tem sessões ordinárias e comissões suspensas

Leia Também

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Bolsonaro sanciona lei da renda básica emergencial

Projeto de lei cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa. Saiba mais!

Visite museus ao redor do mundo sem sair de casa!

Mas quem disse que você não pode ir a lugar algum? Você pode visitar os museus ao longo do mundo, e melhor: virtualmente!

O expediente da Casa foi reduzido; medidas terão validade para os próximos 15 dias

Em pronunciamento nesta terça-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Erick Musso (Republicanos), ampliou as medidas do Legislativo para evitar a infecção e propagação do novo coronavírus. Em anúncio transmitido ao vivo pelas redes sociais, foi decretada a suspensão das sessões ordinárias e reunião de comissões para os próximos 15 dias. “Não vamos realizar sessões ordinárias. Os parlamentares estarão de plantão se for necessária uma convocação extraordinária”, ressaltou.

Além disso, foi anunciado o fechamento do acesso da Casa para o público externo. As decisões anunciadas constarão em ato publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL) de hoje, dia 17.

O quadro de servidores no Palácio Domingos Martins será reduzido de cerca de 1.300 para 150 durante esse período e o trabalho vai funcionar em modo de escala. Além disso, o expediente será das 12 às 18 horas.

esbrasil_erick_musso
Atenta ao tema, a Presidência já havia tomado algumas medidas, como a disponibilização de álcool em gel em vários pontos da Casa. – Foto: Ellen Campanharo

O funcionamento dos gabinetes também vai ser alterado. “Os deputados que quiserem fechar o gabinete por completo, poderão fazê-lo. Os que mantiverem o gabinete funcionando, terão que restringir a três funcionários”, decretou Musso.

Os serviços que são administrados pela Ales, como o Procon Assembleia, a Procuradoria Especial da Mulher e o restaurante, estão suspensos. O funcionamento de outros serviços, como o Núcleo da Defensoria Pública, a Delegacia do Consumidor e o Posto de Identificação, serão definidos pelo órgãos que os administram.

O presidente também anunciou que os 172 servidores identificados como grupo de risco estão dispensados durante os próximos 15 dias. “Os servidores mais velhos, com problemas cardíacos, hipertensão e outras doenças que os enquadrem em grupo de risco estão dispensados. Também incluímos as grávidas nesse grupo”, acrescentou.

TV Assembleia

Em função das medidas administrativas, fica suspensa a transmissão dos telejornais Ordem do Dia e Panorama, da TV Assembleia.

Galerias

Outra mudança visível estava nas galerias do plenário Dirceu Cardoso na primeira sessão ordinária da semana. Os espaços de onde o público pode acompanhar as atividades parlamentares permaneceram fechados. Apenas a equipe da TV Assembleia teve acesso ao local para a transmissão dos trabalhos. O mesmo aconteceu nas galerias dos plenarinhos, onde são realizadas as atividades dos colegiados parlamentares. O acesso do público só será retomado caso uma nova decisão da Mesa Diretora revogue o ato que está em vigor.

Poder Executivo

O Poder Executivo também ampliou as medidas a partir desta terça-feira (17). O governo definiu um protocolo de isolamento domiciliar por 14 dias para todos os casos de síndromes gripais, mesmo sem sinais de gravidade, independentemente de confirmação laboratorial, com definição em ato médico da rede pública e privada de saúde. A Portaria 36-R é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e foi publicada do Diário Oficial desta terça (17).

Veja as medidas

– Suspensão das sessões ordinárias;
– Suspensão das reuniões das comissões;
– Fechamento do acesso ao público externo – restaurantes e serviços do Espaço Assembleia Cidadã (Procon, Procuradoria da Mulher, Biblioteca);
– A Defensoria Pública e o Posto de Identificação permanecem funcionamento até segunda ordem;
– Redução do efetivo de servidores trabalhando na sede do Legislativo em aproximadamente 90% – estimativa é que dos 1.300 funcionários, 150 permaneçam trabalhando em regime de escala;
– Facultado funcionamento de gabinetes parlamentares. Se o deputado optar pelo funcionamento do gabinete, deverá haver redução do número de servidores, limitado a três;
– Horário de expediente das 12 às 18 horas;
– Dispensa dos 172 servidores do grupo de risco (acima de 60 anos, hipertensos, cardíacos, diabéticos), além de gestantes.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!
Continua após publicidade