21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Sua empresa ganha com o ritmo da Comunicação?

Por Gilberto Medeiros

Dado o perfil dos leitores de ES Brasil, creio ser óbvio para você que se detém sobre este artigo que é galopante o ritmo das transformações na Comunicação Organizacional provocada pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Vamos, juntos, você, caro leitor e eu, refletir sobre o mercado e sobre as práticas que você adota para ajudar a responder à pergunta do título: sua empresa está ganhando com o ritmo das inovações em Comunicação?

- Continua após a publicidade -

Ressalto que não venho aqui pedir que você mude de ramo, mas lhe ofereço esse texto para ser mais um reforço da importância da comunicação para o funcionamento de sua empresa e o relacionamento dela com o mercado, desde a clientela aos fornecedores, com especial atenção para funcionários, colaboradores e prestadores de serviço. Gente bamba como Peter Drucker já mostrou como o relacionamento é decisivo para sua empresa ganhar ou perder dinheiro e cumprir sua missão, praticar seus valores e realizar sua visão.

Para ajudar na sua reflexão, trago aqui trechos do livro “Últimas Notícias: histórias do webjornalismo no Século XX” (Praia, 2015), com tabelas de fácil leitura para mostrar a velocidade com que os dispositivos de comunicação se popularizaram.

A tabela 1 revela um interessante comparativo temporal sobre a dissemi­nação das principais tecnologias de comunicação da história recente mundial. Ela foi elaborada por J. B. Pinho (2003).

A tabela 2 do livro, elaborada a partir de relatórios da Nielsen e do Centro de Jornalismo para as Américas em parceria com o Google, traz dados sobre a difusão dos aplicativos para celulares, que considero relevantes para a com­preensão da velocidade alcançada na distribuição de informação com o advento da telefonia móvel, sobre­tudo com a invenção do IPhone pela Apple em junho de 2007.

Os dados revelam o tempo necessário para que cada meio de comunicação tenha alcançado 50 milhões de usuários. A pesquisa ignorou veículos de papel (mas que estão contemplados na tabela 1). A ta­bela demonstra que demorou cerca de 75 anos para o telefone conectar 50 milhões de pessoas. Passo seguinte na revolução da comunicação, o rádio levou menos de 40 anos.

Quando lançado, o aplicativo do game ‘Angry Birds’ chegou a 50 milhões de usuários em 35 dias. Para efeito de comparação, note que, conforme a tabela 1, de Pinho, a imprensa, que possibilitou o nascimento da indústria cultural, levou 400 anos para alcançar a difusão que nos tem­pos atuais os aplicativos mais populares não preci­sam nem de 40 dias.

 

WordPress Tables Plugin

 

É realmente impressionante o ritmo acelerado em que as sociedades adotam e aceitam as tecnologias de comunicação doces e dóceis. E isso impacta em sua empresa, independentemente de sua vontade, já concordamos nisso. Você pode escolher aproveitar a onda e ganhar dinheiro com ela. Atualizar a estrutura de comunicação deve servir de impulso para renovar também as práticas, os processos e a filosofia de comunicação organizacional. Azeitar a comunicação com o ecossistema gera economia com fornecedores, sinergia com os trabalhadores e melhores produtos e serviços para os consumidores.

E aí? Sua empresa está ganhando com o ritmo das inovações em Comunicação?

Gilberto Medeiros é jornalista e autor de livros sobre Comunicação

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba