24.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Startup capixaba Timelinefy cria linha do tempo inédita

A Timeliney convida o usuário a navegar e a descobrir conexões e relações entre diferentes assuntos e eventos históricos de forma simultânea

Por Wesley Ribeiro 

Imagine uma linha do tempo interativa que reúna fotos, vídeos, textos, músicas, história, cultura e outros assuntos para contar sua história familiar, apresentar um projeto no trabalho ou acompanhar tudo sobre sua banda favorita. Tudo isso na palma da mão e com apenas um clique.

- Continua após a publicidade -

Aliás, o que fazia o presidente Getúlio Dornelles Vargas em 19 de abril de 1882? E a cantora Anitta lançava qual single em 13 de abril de 2018? Parece impossível acessar tudo isso em um só lugar? Você pode clicar aqui e descobrir. Mas continue lendo a matéria e saiba mais.  

Pois é, a Timelinefy conseguiu essa proeza e desenvolveu uma plataforma que, por meio dos recursos audiovisuais, convida o usuário a navegar e a descobrir conexões e relações entre diferentes assuntos e eventos históricos ou atuais de forma simultânea.

Criada em 2018, a Timelinefy é uma startup capixaba que nasceu a partir de um objetivo ambicioso: contribuir para a forma como as pessoas entendem e visualizam os eventos ao longo do tempo.

esbrasil-timelinefy-capa-site
A Timelinefy é formada por uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de projetos, comunicação, design, e programação de software – Foto: Divulgação

Os conteúdos podem ser utilizados dentro e fora das instituições, com objetivo de aproximar visitantes e interessados a temas transdisciplinares que facilitam sua compreensão e valorizam o aprendizado.

Em um mundo transformado pela revolução digital, a plataforma, por meio de sua estrutura inovadora, se une ao saber de instituições culturais e educativas para apresentar projetos sobre diferentes assuntos e públicos-alvos no Brasil e na Europa.

Rogério Almeida, CEO da empresa, reflete com profundidade sobre o tempo.

“O Timelinefy é uma ferramenta de linhas do tempo digitais e cuida de um assunto complexo e difícil de explicar, que é o tempo. As pessoas falam a respeito do tempo, mas você não o vê e e nem o toca. O mundo está imerso nesse tempo que está distribuído de formas igualitária para todos”.

“O objetivo da nossa plataforma”, continua ele, “é criar um suporte para facilitar o entendimento do tempo, um suporte para tratar o assunto”.

Na prática

esbrasil-linha-do-tempo
Plataforma Timelinefy com as várias linhas do tempo – Foto: Divulgação

Segundo Almeida, a startup capixaba Timelinefy é formada por uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de projetos, comunicação, design, e programação de software, bem como por parceiros de cultura e educação.

A inclusão de informações na plataforma, segundo ele, não é resultado do cruzamento de algoritmos. Na prática, a reunião de informações acontece por meio da parceria com profissionais, pesquisadores, instituições e outras plataformas que vão alimentando o site com informações confiáveis. 

Para criar uma linha do tempo sobre a cantora Anitta e outros músicos, por exemplo, fez-se uma parceria com o spotfy que tinha tais informações em sua base de dados, como músicas, DVD’s, singles, datas de lançamento, entre outras. Ao clicar sobre pontos da linha do tempo da cantora é possível até ouvir uma de suas músicas!

Internacional

esbrasil-EdTechx-2022
Rogério Almeida, CEO da empresa, e a gestora de projetos, Francisca Sampaio, durante o EdTechx 2022, em Londres – Foto: Divulgação

Segundo o CEO, a startup capixaba nasceu por meio da aceleradora Start You Up e esteve, em junho, no EdTechX Summit 2022, em Londres. O evento reuniu educadores, empresários, investidores e outros líderes influentes no ecossistema da indústria edtech, que debateram sobre o potencial das tecnologias como facilitadoras da aprendizagem.

Sobre o evento, Almeida destacou a reação dos presentes sobre o ineditismo da plataforma.

“As linhas do tempo já existem no papel há 300 anos e inclusive, já existem algumas ferramentas digitais. Mas ouvimos, em Londres, muitos depoimentos sobre o ineditismo do Timelinefy tanto no que diz respeito ao volume de informações, como na facilidade de uso”, comemorou.

Para uso pessoal, ele explica que a plataforma é gratuita. Basta um simples cadastro para navegar pelas várias linhas do tempo já criadas. No caso de projetos maiores, com a criação de uma linha específica para um projeto específico, é preciso negociar com a empresa um valor que atenda à demanda.

A plataforma funciona no desktop e nos sistemas operacionais Android e IOS. Clique aqui para conhecer a plataforma. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA