27.7 C
Vitória
terça-feira, 30 novembro, 2021

Sovaco Business Model

Mais Artigos

Model significa modelo. Business significa negócios, gestão. Sovaco significa sovaco mesmo. Seu sinônimo é axila. Então, temos o Modelo de Gestão pelo Sovaco

Por André Gomyde

Sovaco Business Model é a melhor e mais rápida forma de fazer um projeto
acontecer. Model significa modelo. Business significa negócios, gestão. Sovaco
significa sovaco mesmo. Seu sinônimo é axila. Então, temos o Modelo de Gestão
pelo Sovaco.

O caro leitor não vai encontrar nenhuma tese de doutorado, dissertação de mestrado, nem mesmo trabalho de conclusão de pós graduação sobre o tema. O modelo foi inventado por esse articulista e testado na prática. Olha, funciona viu?

Trata-se de compreender que se você tem comprometimento com o resultado do seu projeto, você deve colocá-lo debaixo do seu braço e sair você mesmo peregrinando por todas as etapas que ele precisa passar para se concretizar.
Ninguém, além de você mesmo, vai ter o mesmo compromisso com o seu projeto.

Você encaminha para alguém responsável pela próxima etapa e esta pessoa vai fazer no tempo dela, dentro das prioridades dela. Não faça isso. Coloque o seu projeto debaixo do sovaco, sente-se à frente desta pessoa, explique do que se trata, diga que tem pressa e que somente sairá dali com o trabalho feito. E siga com o projeto para a próxima etapa.

Uma tarefa só termina quando ela acaba. Parece redundante, mas não é.
Teste. Envie seu projeto a alguém, com uma tarefa a ser executada. Dali a pouco você vai cobrar o resultado e a pessoa vai lhe dizer que fez a parte dela, mas que está aguardando outra pessoa fazer alguma coisa a mais … e está esperando … Ela acha que terminou sua obrigação, mas não acabou de resolver a questão. A tarefa só termina quando acaba.

Mas a pessoa não tem o mesmo comprometimento com a causa que você tem. Aplique, então, o SBM (sigla internacional para Sovaco Business Model).

Se o seu projeto for no setor público, aumentará o custo com desodorante.
Encarece um pouco, mas a metodologia é a mesma. Na verdade, até recomendo substituir o Rexona pelo Talco Granado. A questão é que ali você terá que ir e voltar algumas vezes no mesmo setor, demora muito mais. Mas o SBM funciona bem.

No entanto, seja rápido. Se acontecer de trocar os atores da gestão no meio do caminho, você vai ter que começar tudo de novo.

Para o bom funcionamento da metodologia SBM é necessário que se aprimore em algumas técnicas, tais como: análise de conjuntura, alfabetização digital, comunicação, análise correta de notícias para fugir das “fake news”, gestão de projetos complexos e compliance. São ferramentas que bem trabalhadas lhe ajudarão a seguir corretamente, com destreza, segurança e honestidade o bomcaminho para o desenvolvimento e para o resultado do seu projeto.

Juntamo-nos, alguns dos principais especialistas nestes temas no Brasil, para ajudar empresas a fazer a gestão de seus projetos. Ficou curioso? Me procure.
Teremos o maior prazer em atendê-lo com este que será o novo modelo de gestão a revolucionar a forma de realizar sonhos, jamais vista. Sovaco Business Model! A diferença é mais que apenas um desodorante!

André Gomyde é presidente do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis; Mestre em administração pela FCU, nos Estados Unidos, e mestrando em arquitetura e urbanismo pela UnB é autor e coautor de cinco livros.

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba