21.8 C
Vitória
sábado, 4 julho, 2020

Brasil tem recuperação histórica na área industrial, aponta sondagem

Leia Também

Mais de 51 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus

De acordo com o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Destes, 31.980 já estão curados.

Bolsonaro escolhe Renato Feder como novo ministro da Educação

A expectativa é que o anúncio seja feito ainda nesta sexta-feira (3). Saiba mais!Por Jussara Soares e Renata Cafardo (AE)  O presidente Jair Bolsonaro escolheu...

Desigualdades e baixo aprendizado são os maiores desafios na educação

Relatório do Inep aponta desafios para cumprir metas do PNE. Saiba mais! O baixo nível de aprendizado dos alunos, as grandes desigualdades e a trajetória...

Bolsonaro sanciona lei que torna obrigatório o uso de máscara

Medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Saiba mais! O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna obrigatório o uso de máscaras...

Os dados da Sondagem Industrial de janeiro confirmam a recuperação da indústria brasileira.

O indicador de evolução da produção foi de 49,3 pontos e o de número de empregados ficou estável em 49,7 pontos. Os dois indicadores estão muito próximos da linha divisória dos 50 pontos e mostram a melhora na atividade, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo dos 50 pontos mostram queda na produção e no emprego.

De acordo com a CNI, com o fim das encomendas de Natal, a queda da produção em janeiro é normal. Entretanto, o índice de evolução da produção foi o maior para o mês de janeiro desde o início da série mensal, em 2010. O indicador de número de empregados também é o maior para o mês de janeiro desde 2011, quando começou a série mensal. Também é a primeira vez que o indicador fica estável no mês.

Outro sinal positivo foi a utilização da capacidade instalada que alcançou 66% em janeiro. “O percentual supera o registrado no mesmo mês de 2018 e é o maior para o mês de janeiro nos últimos quatro anos”, diz a pesquisa. Os estoques também ficaram muito próximos do planejando pelos industriais.

Com a melhora do cenário, os empresários estão ainda mais otimistas. Os indicadores de expectativas de demanda, de número de empregados e de compras de matérias-primas subiram pelo quarto mês consecutivo e se mantêm acima da linha divisória dos 50 pontos. Isso mostra que os industriais esperam o crescimento da demanda, do emprego e da compra de matérias-primas nos próximos seis meses. O indicador de expectativa de quantidade exportada caiu para 54,3 pontos, mas continua acima dos 50 pontos, mostrando que há perspectivas de aumento das vendas externas.

Perspectiva de investimentos

O índice de intenção de investimento também cresceu e alcançou 56,6 pontos. Foi o quinto mês consecutivo de alta do indicador, que é o maior desde abril de 2014, quando ficou em 57,7 pontos. O indicador varia de zero a cem pontos e quanto maior o índice, maior é a disposição dos empresários para investir.

“Esperamos que as expectativas otimistas se concretizem e que o ritmo de recuperação da atividade industrial se mantenha ou mesmo acelere nos próximos meses. Para isso, é importante que seja aprovada uma reforma da Previdência robusta, capaz de realmente reverter a trajetória explosiva do déficit público”, afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Esta edição da Sondagem Industrial foi feita entre 1º e 13 de fevereiro com 1.938 empresas. Dessas, 817 são pequenas, 679 são médias e 442 são de grande porte.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Prazo para novos cadastros termina nesta quinta às 23h59. Saiba mais! Para quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial de R$...

Depois de dois meses em queda, produção industrial cresce 7% em maio

Alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), diz IBGE. Confira! A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste...

Confiança do empresário sobe em junho pelo segundo mês, diz FGV

Índice atingiu 80,4 pontos em escala de zero a 200 pontos. Saiba mais! O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Intenção de consumo das famílias tem maior queda em dez anos, diz CNC

Em comparação a junho do ano passado a queda é de 24,1%. Confira! A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do...

Vida Capixaba

Grandes clássicos apresentados no segundo concerto on-line da Osses

A exibição virtual, que faz parte do projeto “[email protected] Sinfônica In Live”, começará às 20 horas, nas mídias sociais do Projeto Casa Verde.

O clássico tricot retorna à moda com o inverno

Desde que caiu na graça das fashionistas, o tricot ganhou recortes e estampas mais atuais e se consolidou como a peça chave dos looks de inverno nos últimos anos.

Cinema drive-in será aberto a partir desta quinta (02), em Vitória

Tendência nos anos 1960, o Circuito Cine Drive-In, será realizado em um espaço montado no estacionamento da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória.

População poderá opinar sobre projeto arquitetônico em Vila Velha

Estão previstas a construção de um centro de apoio aos visitantes com lojas, sede administrativa, salão, banheiros, depósitos, playground, estacionamento, entre outras melhorias.
Continua após publicidade