28.8 C
Vitória
quinta-feira, 5 DE dezembro DE 2024

Solidariedade: o que, por que, como, quando, onde, de quem e por quem

Esse espírito de solidariedade foi vivenciado durante um encontro na Valor Investimentos, com o objetivo de conhecer melhor o Asilo dos Idosos

Por Robson Melo

Adesão, ajuda, amizade, amparo, apoio, auxílio, camaradagem, caridade, companheirismo, cooperação, correlação, irmandade e reciprocidade são termos que expressam a ideia de solidariedade.

A solidariedade também se configura como um conceito sociológico. É o vínculo que une os indivíduos em uma sociedade, sendo, portanto, responsável pela coesão social.

Esse espírito de solidariedade foi vivenciado durante um encontro na Valor Investimentos, em Vitória, que reuniu investidores (cidadãos e empresas) com o objetivo de conhecer melhor o Asilo dos Idosos de Vitória e, consequentemente, promover a adesão à causa dos idosos.

- Publicidade -

Recebidos por Paulo Henrique Corrêa, da Valor, e liderados por José Armando Campos, presidente do Conselho Deliberativo da Instituição Social, o grupo discutiu formas de contribuir financeiramente para o Asilo.

Solidariedade: o que, por que, como, quando, onde, de quem e por quem
O grupo se reuniu na sede da Valor e discutiu formas de contribuir financeiramente para o Asilo – Foto: Divulgação

Entre os temas discutidos, houve um interesse particular nos mecanismos de destinação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso. Informados sobre a opção da Nota Premiada Capixaba, um programa estadual de renúncia fiscal do ICMS, os participantes demonstraram interesse em incentivar a adesão de seus funcionários, amigos e familiares. O Asilo dos Idosos é uma das entidades sem fins lucrativos cadastradas para serem beneficiadas pelo programa do Governo do ES.

Em uma conversa descontraída, os presentes demonstraram uma inquestionável responsabilidade social e cidadania fiscal, tornando-se um exemplo a ser seguido pela sociedade capixaba. Ao final, foram brindados com a declamação de um soneto de Giuseppe Ghiaroni, recitado pelo Sr. João Lúcio, da Lúcio Rolamentos, que o resgatou de seu caderno de 1959.

Solidariedade: o que, por que, como, quando, onde, de quem e por quem
Soneto de Giuseppe Ghiaroni declamado ao final da reunião pelo empresário João Lucio – Foto: Divulgação.

Dá de ti! Dá de ti quanto puderes:
O talento, a energia, o coração
Dá de ti para os homens e as mulheres
Como as árvores dão e as fontes dão

Não somente o sapato que não queres
E a capa que não usas no verão
Darás tudo o que fores e tiveres:
O talento, a energia, o coração

Darás sem refletir, sem ser notado
De modo que nem diga obrigado
Nem te deva dinheiro ou gratidão

E, com espanto notarás um dia,
Que viveste fazendo economia
De talento, energia e coração.

A solidariedade é isso: uma beleza imensa, que surge de quem se dispõe a ajudar, para aqueles que necessitam, fazendo a diferença e dando sentido à vida, agora e sempre, especialmente quando dirigida aos mais próximos.

LEIA MAIS
Adiantamento de herança: imposto de renda não deve ser cobrado do doador Adiantamento de herança: imposto de renda não deve ser cobrado do doador - A antecipação da herança é uma prática muito comum em que o titular do patrimônio, ainda em vida, transmite a parcela da legítima a seus…
A banana de ouro e a fome de valores A banana de ouro e a fome de valores - Como o mundo chegou ao ponto de transformar uma banana em um símbolo da ostentação e relegar a miséria humana à invisibilidade?

A Valor Investimentos congrega profissionais especializados no mercado financeiro brasileiro, com profundo conhecimento dos produtos e serviços oferecidos, além de um atendimento exclusivo e acompanhamento completo. A empresa também mantém uma extensa rede de relacionamentos com investidores, clientes e parceiros em todo o Brasil.

No âmbito de sua política de Responsabilidade Social, além de contribuir para a sustentabilidade financeira do Asilo, a Valor Investimentos apoia o programa BOM ALUNO CAPIXABA, que oferece suporte pedagógico, psicológico e orientação de carreira a estudantes de destaque provenientes de famílias de baixa renda.

Robson Melo é presidente da FUNDAES, a Federação do Terceiro Setor Capixaba.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba