21.3 C
Vitória
domingo, 23 janeiro, 2022

Solidariedade capixaba: diversos órgãos são doados

esbrasil_doacao_orgaos_solidariedade_capixaba
Inclusive um coração foi doado para um paciente de Minas Gerais. Foto: Divulgação/Asscom

Inclusive um coração foi doado para um paciente de Minas Gerais. Doações foram feitas às vésperas do Natal

Por Wesley Ribeiro 

O Hospital Estadual Central Doutor Benício Tavares Pereira (HEC), localizado em Vitória, realizou mais uma captação de múltiplos órgãos, incluindo um coração que foi transportado para Minas Gerais. Também foram captados rins, fígado e córneas, que foram destinados a pessoas que aguardam no Espírito Santo, antecipando o Natal para quem estava na fila de espera. As doações foram realizadas na quinta-feira, 23 de dezembro.

Segundo o Governo do Estado, para o transporte do coração foi necessária uma operação especial, já que o órgão foi para alguém que o aguardava em Minas Gerais.

A escolta da Guarda Municipal de Vitória foi de extrema importância para garantir que o órgão chegasse até o aeroporto em tempo recorde e seguisse viagem no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até a capital mineira.

E foi o “sim” da família em período especial, próximo ao Natal, que marcou uma nova chance àqueles que precisavam.

esbrasil_hospital_estadual_central
Fachada do Hospital Estadual Central Doutor Benício Tavares Pereira, em Vitória. Foto: Divulgação/Asscom

O presidente da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Frederico Machado de Siqueira, falou sobre decisões como essa em tempos que promovem a reflexão, como as festividades de fim de ano.

“O Natal é tempo de celebrar a vida pelo o amor de Deus com o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador. Assim, é a doação de órgãos, em que duas famílias desconhecidas se entrelaçam para salvar vidas, ressignificando nossa existência humana, na qual a perda nem sempre significa perda, muitas vezes significa ganho, e a morte não é o fim, mas a esperança de um novo nascimento”, disse.

O diretor-geral do HEC, Miguel Duarte, destacou o trabalho exercido com muita dedicação pela equipe responsável. “Todos os envolvidos estão de parabéns por atuarem conscientes da importância dessa causa e empenhados em salvar vidas que tanto esperam por um doador”, afirmou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade