Comissão de Direitos Humanos fará uma audiência pública interativa, nesta segunda-feira, às 9 horas, para debater o conflito entre trabalhadores e a empresa.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado fará, na segunda-feira (11), às 9h, audiência pública interativa para debater a situação de conflito entre trabalhadores e a empresa automobilística Nissan. A audiência foi motivada por denúncia feita pela United Auto Workers (entidade sindical americana do setor automobilístico), segundo a qual a montadora japonesa possui em uma fábrica localizada no estado do Mississipi, nos Estados Unidos, cerca de seis mil trabalhadores, sendo metade deles terceirizados e temporários. No entanto, conforme a entidade sindical, esses empregados trabalham exclusivamente para a empresa há vários anos e recebem salários menores do que os contratados diretamente, já que não há acordo coletivo.
Foram convidados para a audiência, segundo a Agência Brasil, o diretor da United Auto Workers (UAW), Raymond Curry; a trabalhadora da Nissan norte-americana, Betty Jones; o presidente da CNTM/Força Sindical, Miguel Torres; o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah; e a coordenadora da UAW, Sanchioni Butler; Também fazem parte da lista de convidados o presidente do Sindicato da Nissan em Resende (RJ), Silvio Campos; a líder comunitária do Mississippi, Frank Figgers; o vice-presidente da CNM/CUT, Edson Carlos Rocha da Silva; o diretor do Comitê Organizador da Rio 2016; o embaixador Agemar Sanctos, e um representante da Nissan Brasil.
Em fevereiro, representantes de entidades sindicais fizeram um ato em frente à sede do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 para denunciar práticas antissindicais utilizadas pela montadora de carros (foto). A empresa é a principal patrocinadora da competição, que começa no dia 5 de agosto.
Você pode acompanhar e participar da audiência
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania: www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)