28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Site reunirá dados estatísticos e boas práticas para MPE

Site reunirá dados estatísticos e boas práticas para MPEAté o final deste ano, a América Latina e o Caribe ganharão uma plataforma na internet com informações e boas práticas desenvolvidas por instituições de apoio ao fortalecimento de micro e pequenas empresas. A Mipyme ─ Comunidade para Micro, Pequenas e Médias Empresas em português ─ é o produto final do Projeto Sistema Regional de Informação e Aprendizagem para o Desenho de Políticas Públicas de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (SRIA), em fase de conclusão.

Desenvolvido em conjunto pelo Sebrae, no Brasil, Secretaria da Pequena e Média Empresa e Desenvolvimento Regional (Sepyme), na Argentina, e pelo Serviço de Cooperação Técnica (Sercotec), no Chile, o projeto ─ co-financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ─ alcançará mais uma etapa nesta semana, nesta quinta (18) e sexta (19), em Buenos Aires, na Argentina.

- Continua após a publicidade -

Na ocasião, será realizado o workshop Metodologia para a Configuração de um Sistema Regional de Informação. Nessa primeira etapa, serão capacitados representantes das instituições dos três países envolvidos nos projetos que trabalham com informações estatísticas sobre o segmento.

“Isso porque, além de um repositório de boas práticas das instituições voltadas às micro e pequenas empresas, o projeto também busca reunir uma série de dados estatísticos sobre empresas na América Latina”, explica a responsável pelo projeto no Brasil, a analista da assessoria internacional do Sebrae, Juliana Mee.

Durante o workshop, serão tratados temas como elementos configurativos de um sistema regional de informação, fontes de dados inventariados na Argentina, Brasil e Chile, incluindo sua acessibilidade, padronização e qualidade, além de uso dos registros administrativos a fim de produzir estatísticas sobre as micro, pequenas e médias empresas.

O lançamento da comunidade no Brasil está previsto para novembro, juntamente com a realização do workshop sobre boas práticas voltadas para as MPE. “O foco inicial será a captação de parceiros interessados em replicar as boas práticas cadastradas. Mas nada impede que instituições de outras partes do mundo possam fazer parte também”, explica Juliana.

Ao capacitar e municiar de informações as instituições que prestam apoio às micro, pequenas e médias empresas nos três países, o projeto deverá fortalecer também os empresários, principalmente na região de fronteira entre Argentina, Brasil e Chile. “No futuro, com certeza eles estarão mais preparados para fazer intercâmbios tanto de conhecimentos quanto comerciais”, acrescenta Juliana.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA